A SIBS, empresa responsável pela aplicação MB Way, vai fazer uma alteração importante neste serviço. Em breve, o serviço passará a tratar todas as operações realizadas como transferências imediatas e não como transferências entre cartões.
Na prática, isto significa que deixará de ser necessário ter um cartão associado a uma conta MB Way. Trata-se de mais uma medida que visa simplificar os pagamentos em Portugal.
MB Way passará a funcionar com contas bancárias associadas
Estas informações foram apuradas pela publicação ECO junto de fontes conhecedoras da matéria. Após a aplicação desta mudança estrutural, o MB Way passará a funcionar através de uma associação a contas bancárias.
Conforme refere a fonte, esta alteração começará a sua implementação no segundo semestre do ano. Contudo, esta medida estará ainda dependente da adesão dos bancos, o que poderá arrastar a sua concretização para 2025.
Limites para transferências bancárias vão aumentar
Graças à mudança acima mencionada, os utilizadores do MB Way terão outro benefício. Isto significa ainda que os utilizadores verão um aumento nos limites para a realização de transferências.
Atualmente, o MB Way impõe um limite de 750 € por operação, com um teto máximo de 2500 € enviados ou recebidos mensalmente. Todavia, os novos tetos para transferências não são discriminados pela ECO.
Estas mudanças no MB Way surgem após o próprio Banco de Portugal ter definido novas regras para a simplificação de pagamentos no país. O regulador introduziu o SPIN que permite associar um número de telefone a uma conta bancária.
Com esta medida, os cidadãos podem fazer transferências indicando um número de contacto ao invés do IBAN. Além disso, será possível confirmar a entidade da pessoa que receberá o dinheiro para evitar transferências para destinatários errados.
MB Way vai ainda trabalhar com Espanha e Itália
Até ao final de 2024, a SIBS quer ainda alargar as fronteiras do MB Way. Em rigor, a aplicação passará a permitir o envio de dinheiro para números de origem espanhola e italiana.
Isto será possível graças a um protocolo assinado com os espanhóis da Bizum e os italianos do Bancomat. Graças a esta colaboração, poderás também usar o MB Way nestes países.