MB Way deixará associar conta bancária mas custos podem "disparar"

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, o MB Way vai permitir que associes as tuas contas bancárias à app. Só que há uma questão: para que consigas usufruir do recurso referido, é provável que precises de pagar mais em comissões.

Quem o adianta é a DECO PROteste, que salienta que a funcionalidade entra em vigor no mês de setembro de 2024. Face à possibilidade de aumento de comissões, esta assegura que tem pedido à Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) que tal não aconteça.

O que muda com esta medida?

MB Way

Como explica a DECO, “em vez de associarem o cartão bancário (de crédito ou de débito) à aplicação, os utilizadores poderão passar a associar a sua conta bancária, uma vantagem para quem quer usar o serviço, mas não tem um cartão bancário nem quer ter de pagar os custos associados” ao mesmo.

Recorde-se que, no ano de 2021, a DECO chegou a protestar contra as cobranças feitas pelo MB Way. Na altura, a reivindicação fez com que as comissões fossem limitadas por lei.

Olhando para aquilo que acontece agora, sabemos que as transferências até 30€ são grátis. Isto, se o valor, junto, não exceder os 150€. Está sujeito a comissão, ainda, se ultrapassar as 25 transferências por mês.

No caso destes limites serem superados, começa a ser aplicada uma comissão máxima de até 0,2% sobre o montante com cartão de débito. Se a transferência envolver um cartão de crédito, o valor sobe ligeiramente até aos 0,3%.

A grande preocupação da DECO

Para além do que foi referido, a DECO mostra alguma preocupação com o potencial nível de aumento das tarifas do MB Way. Ao permitir que se associe a conta bancária, “uma transferência através do MB Way pode ver o seu custo subir de apenas alguns cêntimos para mais de um euro” - alerta a DECO.

Tendo isso em conta, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor deixa um apelo de “clarificação” ao Banco de Portugal e ao Ministério da Economia. Isto para que, esta medida potencialmente útil, não traga consigo consequências financeiras indesejadas.

A DECO reforça, ainda, que deve ser o próprio consumidor a escolher se quer associar o cartão ou a conta bancária ao MB Way. Desta forma, o utilizador poderá evitar gastos que não queira ter.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.