
Os pagamentos instantâneos a nível europeu estão prestes a ficar mais simples e acessíveis. A aliança EuroPA (European Payments Alliance) está a reunir o apoio de diversos serviços europeus semelhantes ao MB Way para construir uma solução que impulsionará os pagamentos instantâneos.
O MB Way, detido pela SIBS, fará parte desse aglomerado de serviços de pagamentos digitais, alargando assim as suas fronteiras. Esta solução abrirá novos horizontes ao serviço de pagamentos português, que já permite fazer pagamentos para países como Espanha e Itália.
MB Way europeu pode arrancar já em 2026
A EuroPA está a trabalhar em conjunto com a EPI Company, detentora do serviço de pagamentos Wero, para criar uma empresa responsável pela gestão deste serviço a nível europeu. Esta companhia pode arrancar já no início do próximo ano, dando a cara perante os reguladores, supervisores e autoridades.
Conforma avança o elEconomista, esta nova entidade ficará apenas responsável pela gestão internacional dos pagamentos. Isso significa que o MB Way continuará a ter a sua própria estrutura e gestão, ou seja, continuará a ser gerida pela SIBS.
A nova empresa que agregará todos os serviços participantes terá ainda a missão de facilitar a adesão de mais serviços. Para os países que ainda não disponham de uma solução de pagamentos instantâneos, ela terá ainda de os ajudar no desenvolvimento de uma solução que permite a sua adesão.
No fundo, o objetivo é construir uma base para o desenvolvimento de uma solução de pagamentos instantâneos a nível europeu. Com isso, os utilizadores terão a sua vida facilitada quando quiserem enviar dinheiro ou fazer pagamentos mesmo no estrangeiro.
Iniciativa arranca com a participação de 15 países
Para o arranque deste projeto estão já confirmadas a presença de 15 países europeus. Entre os aderentes iniciais estão Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Bélgica, Noruega, Suécia, Dinamarca e mais.
Para o próximo ano está já programada a adesão do Luxemburgo e Países Baixos. No seu conjunto, esta aliança deverá servir mais de 380 milhões de habitantes, dos quais 120 milhões já são utilizadores de soluções semelhantes ao MB Way.
O cronograma revelado pela fonte diz-nos ainda que os pagamentos entre particulares e países arrancará já em 2026, conforme mais bancos aderirem ao serviço. Em 2027 espera-se a chegada ao comércio eletrónico, com a ligação ao comércio físico prevista para o final de 2027 ou início de 2028.
