
Mazda EZ-60 chega em duas versões
Depois de ter sido apresentado no Salão Automóvel de Xangai, eis que o novo Mazda EZ-60 é lançado no mercado chinês e em dose dupla. O SUV, baseado na arquitetura EPA, está disponível numa versão 100% elétrica e também numa versão híbrida.
A versão elétrica está equipada com um motor de 190 kW e uma bateria LFP de 77,94 kWh que fornece uma autonomia de até 600 quilómetros.
Por sua vez, a variante híbrida combina o motor elétrico de 190 kW com um motor a gasolina de 1,5 litros que funciona como uma espécie de gerador, avança o site ArenaEV.
De acordo com os dados divulgados, aqui temos 200 quilómetros de autonomia elétrica, mas ao conjugarmos o motor a combustão o alcance é estendido para mais 1.000 quilómetros.
Ambos os modelos exibem o design conhecido da marca para a sua linha de elétricos com a zona frontal a incluir uma grade fechada, mas com um apontamento diferente: o emblema da Mazda está iluminado.
No interior estão boas surpresas high-tech. Desde logo a começar por um ecrã central de 26,45 polegadas com 5K de resolução e um Head-Up Display de 50 polegadas que projeta dados cruciais no para-brisas.
O Mazda EZ-60 dispõe ainda de recursos de condução autónoma de nível 2 e várias câmaras e radares para assistência ao condutor.
Chega ao mercado global em 2026

A promessa já está feita. Em 2026, o resto do mundo recebe o novo Mazda EZ-60. No entanto, o modelo vai assumir uma designação comercial diferente: mais especificamente, será o Mazda CX-6e.
Para já, é esperado que o novo SUV elétrico chegue ao resto do mundo com as mesmas especificações adotadas no mercado chinês.
Quanto a preços, o novo elétrico Mazda está disponível na China por um preço extremamente competitivo a começar nos 14.300 €. O modelo mais caro tem um custo aproximado de 19.300 €.
Ainda que estes preços do mercado chinês sejam mesmo muito apelativos, na Europa o modelo poderá adotar valores mais elevados. Ainda assim, é esperado que o novo SUV elétrico da Mazda tenha um custo mais acessível e que desafie a concorrência também através do preço.