Para muitas pessoas, andar de carro é uma parte indispensável do dia a dia, seja por motivos pessoais ou de trabalho. Por isso mesmo, estando-nos a aproximar dos meses em que, previsivelmente, as condições climatéricas são mais adversas, há alguns cuidados especiais a ter com o automóvel.
Nesse sentido, com base nas sugestões do ACP, damos-te a conhecer algumas coisas às quais deves prestar atenção, em particular nesta época, para uma condução segura.
1. Pneus
Como refere o ACP, “a pressão correta é imprescindível para que o pneu desempenhe perfeitamente a sua função de aderência, contribuindo ainda para a poupança de combustível, redução de ruído e maior longevidade”.
Por falar em aderência, já se sabe que, com a chuva e o tempo húmido, esta tende a ser menor. Por esse motivo, se tens os “pneus carecas”, esta é a altura ideal para considerar trocá-los, de forma a “fazer frente” às estradas escorregadias.
2. Amortecedores
Outro aspeto que a mesma fonte especializada em automóveis toca tem a ver com os amortecedores. Tendencialmente, é nos meses em que há mais chuva que as estradas ficam mais danificadas e onde aparecem mais buracos nas mesmas.
Nesse sentido, um componente que se pode ressentir bastante são os amortecedores. Assim, a recomendação do ACP é que fiques “atento ao saltitar das rodas”, que é um sinal de que o desgaste está a afetar os amortecedores.
Estes são bastante importantes para uma travagem em segurança, pelo que é um aspeto, sem dúvida, a ter em conta.
3. Travões
Na mesma lógica do ponto anterior, os travões são o principal elemento necessário a uma travagem em segurança. No entanto, como sabemos, com o piso molhado, esta tende a ser mais perigosa, quanto menor for a distância de um carro para o outro.
Assim, o ACP recomenda que verifiques “o conjunto das pastilhas e dos discos, assim como o circuito de travagem”. Há alguns sinais de alerta que te indicam que há problemas nos travões.
Entre estes: luz de travões no painel, vibrações ao usar o travão, ruídos, ou até mesmo desvios de trajetória ao travar.
4. Escovas
Se está a chover, há lugar à necessidade de usar as escovas, para que vejas a estrada em plenas condições. Por isso mesmo, numa altura em que a chuva é mais frequente, verificar o estado das mesmas é fulcral para a tua segurança e do teu automóvel.
Escovas em mau estado podem levar a uma limpeza incompleta, o que representa perigo na estrada, já que não vês a 100% a mesma. A recomendação do ACP é uma mudança anual, especialmente nesta altura do ano.
5. Luzes
No outono e no inverno, os dias são mais curtos e a probabilidade de conduzir mais tempo de noite é muito maior. Por esse motivo, é importante ficar atento às luzes do automóvel, já que estas ajudam a dar sinal da tua presença.
Assim sendo, é sempre boa ideia verificar o funcionamento das lâmpadas, bem como a sua intensidade. Para além do fator segurança, o incumprimento neste aspeto pode levar a multas, o que é algo que todos queremos evitar.