Até agora, os dispositivos da OnePlus caracterizavam-se pela sua rapidez, devido a terem apenas algumas aplicações Google e da própria OnePlus pré-instaladas.
Mas parece que os novos smartphones premium da marca estão a seguir por outro caminho e a incluir mais bloatware do que o desejável.
Mais apps de terceiros a caminho
Na rede social X, o utilizador Gauraang Arora relatou que quando fez a configuração do seu OnePlus 12 deparou-se com um ecrã a sugerir a instalação de várias apps de terceiros, entre as quais o LinkedIn, Block Blast e Candy Crush Saga.
Alguns entusiastas da marca foram apanhados de surpresa, uma vez que a OnePlus era conhecida exatamente pela estratégia inversa.
Mas não é tudo. O site Android Authority investigou e descobriu também indícios que sugerem a chegada de mais apps de terceiros aos equipamentos OnePlus. Alguns códigos encontrados por este site sugerem que a seguinte lista de apps de terceiros vai aparecer nos próximos dispositivos da marca, aumentando significativamente a presença de bloatware:
- Fitbit
- Zomato
- Agoda
- Bubble Pop!
- Tile Match
- Word Connect Wonders of View
- Amazon Prime Video
- Amazon Music
A OnePlus ainda não confirmou a chegada de mais bloatware aos seus equipamentos. Mas a confirmar-se esta informação, os equipamentos podem ficar mais lentos, visto que estas app ocupam um espaço significativo que seria valioso para o desempenho dos terminais.
Vamos recordar agora um dos smartphones mais populares da marca e que está também no centro desta questão.
OnePlus 12
Ecrã: AMOLED de 6,82 polegadas
Resolução: 3168x1440 pixéis
Taxa de atualização: 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 3
Memória RAM: 16 GB
Armazenamento interno: 512 GB
Câmara traseira: 50MP+48MP+64MP
Câmara frontal: 32 MP
Bateria: 5400 mAh
Carregamento rápido: 100 watts