Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Mas, afinal, qual é a linguagem de programação mais famosa do mundo?

O mundo avança e são cada vez mais as linguagens de programação disponíveis. Mas qual será a mais usada em todo o mundo?

Python é a linguagem de programação mais usada em todo o mundo
Imagem: Unsplash / Tai Bui

A programação não para de evoluir, criando cada vez mais linguagens. Contudo, em junho de 2025, houve uma que chegou ao pódio e que domina, hoje em dia, o cenário global: o Python, como avança o TIOBE.

Python usa a coroa no site com maior reputação

Os rankings são muitos e, as plataformas que os criam, também. Mas é no Índice TIOBE, o mais famoso do setor, que o Python ocupa o 1.º lugar (em junho de 2025). Logo atrás encontramos linguagens de peso, como C e C++, que completam o pódio.

Este ranking é o mais respeitado a nível global, e atualizado todos os meses. As suas classificações são calculadas por engenheiros altamente qualificados em todo o mundo.

A metodologia usada inclui a análise de dados de pesquisa de plataformas como a Google, Amazon, Wikipedia, Bing, entre outros 20 sites.

Mas é crucial sublinhar que o Índice TIOBE não decide qual é a "melhor linguagem de programação", nem aquela que é mais usada. Em vez disso, o seu objetivo é analisar a popularidade de cada linguagem e avaliar a sua relevância no mercado.

Índice TIOBE junho de 2025

Imagem: Divulgação / TIOBE

Mas o que é que faz do Python invencível?

E isto acontece quase todos os meses. O Python foi criado por Guido van Rossum e lançado em 1991. É uma linguagem de programação de alto nível que se destaca pelas suas características únicas:

  • Simplicidade e legibilidade: o seu código é conhecido por ser claro e fácil de manter, o que simplifica qualquer processo.

  • Facilmente interpretada: ao contrário de outras linguagens, que exigem compilação prévia, o Python é interpretado, tornando o processo de desenvolvimento mais fluído.

  • Tipagem dinâmica: o conhecido dynamic typing, cujos tipos de variáveis não precisam de definição—o que traz mais flexibilidade e rapidez na escrita do código.

  • Multiparadigma: suporta vários estilos de programação, incluindo aquela orientada a objetos.

  • Larga quantidade de bibliotecas e frameworks: com um ecossistema enorme de bibliotecas essenciais, como NumPy e Pandas para análise de dados, além de frameworks como Django e Flask para desenvolvimento web.

  • Portabilidade: o código Python pode ser executado em diferentes sistemas operativos (como o Linux, Windows e Mac) sem a precisar de alterações significativas.

Como vês, o Python é uma linguagem de programação muito versátil, simples e poderosa. É a escolha ideal para quem dá os primeiros passos na programação e também para quem é mais experiente.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Multimédia. Decidiu nunca trabalhar como jornalista e foi na produção de conteúdos que encontrou a alternativa certa, sobretudo na área de tecnologia—onde deu os primeiros passos na escrita online. Com centenas de artigos escritos sobre gadgets, reviews e comparações de dispositivos, é nesta área que se sente mais confortável.