Marketplace - Já conheces o novo rival do OLX no Facebook?

Rui Bacelar
Facebook Marketplace 4gnews OLX
Novo serviço de classificados será lançado brevemente em Portugal

A rede social criada pelo senhor Mark Zuckerberg continua a crescer. Sentimos que dia após dia a sua esfera de influência continua a alargar-se. Agora, o novo alvo do Facebook serão os sites de classificados com o popular OLX. Para tal, a empresa Facebook fará chegar a nova secção de compras, a Marketplace ao território nacional e a toda a Europa.

Vê ainda: Xiaomi M365: Scooter da Xiaomi está agora a pouco mais de 300€

Esta informação foi avançada pelo próprio Facebook, sendo também referida pelo site gsmarena. Posto isto, olhemos para o potencial desta Marketplace. Poderá alguma vez substituir os sites como o Coisas, Custo Justo ou até mesmo o OLX? Com a estratégia e armas certas, sim, pode!

O que é e como usar este concorrente ao OLX?

Facebook Marketplace 4gnews OLX
Já chegou a Portugal o maior concorrente ao OLX

A sua missão é simples, trata-se de um local, uma plataforma online onde poderás vender ou comprar os teus itens. Aquilo que já não usas ou aquilo de que estás à procura estará no Marketplace do Facebook.

A partir de agora não terás que sequer sair do Facebook para comprar e vender, tal e qual o OLX mas convenientemente alojado na rede social que consultas diariamente. A interação entre o comprador e vendedor será simples e nem necessitam sequer de "ser amigos" na rede social.

Marketplace do Facebook será um concorrente de peso ao OLX

Mais ainda, os pagamentos serão efetuados fora da plataforma Marketplace portanto aqui o Facebook não terá qualquer interferência. Mais uma vez, tal e qual o OLX. E afinal de contas, onde posso encontrar este Marketplace? Ora, AQUI.

A sua utilização será simples e quem já utilizou os serviços do OLX saberá imediatamente o que fazer nesta nova plataforma. O grafismo e interface estão intuitivos e deverão atrair os consumidores.

Lembro ainda que sempre existiram imensos grupos de compra e venda dentro desta rede social. Zuckerberg sabe disso e terá aproveitado a oportunidade para criar uma nova "aba" dentro da sua rede.

Facebook Marketplace - The easy way to sell.

Selling items on Marketplace is as easy as 1-2-3. 1) Take a snap. 2) Add a price and description. 3) Post. Learn more about how to sell: http://bit.ly/2i89CWX

Posted by Facebook Marketplace Community on Friday, July 14, 2017

Só necessitas de aceder à plataforma, AQUI, para rapidamente colocar as tuas coisas à venda ou então procurar algo. Mas afinal de contas, o que é que vou poder comprar e vender aqui, neste novo Marketplace?

Podes e deves consultar a política de comércio do Facebook mas essencialmente encontrarás de tudo neste novo mercado online. Desde dispositivos audiovisuais, smartphones, bicicletas, carros, móveis, imóveis, etc.

Facebook Marketplace está pronto, resta apenas a sua inauguração

Todos os produtos estarão categorizados para que o consumidor consiga encontrar o que procura. Mais uma vez, tal e qual o OLX.

Poderás também combinar uma chamada de vídeo com o vendedor para ficar a conhecer o item antes de fechar negócio, esta será apenas uma das mais valias do Marketplace face ao OLX.

O lançamento em Portugal está iminente, a rede social ainda não abriu oficialmente este serviço no nosso país mas toda a infraestrutura parece já estar operacional. Resta mesmo um comunicado oficial e creio que a partir de setembro o OLX terá um rival de peso.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Qual a tua opinião sobre este próximo serviço do Facebook? Será vantajoso ter cada vez mais serviços agrupados dentro desta rede social?

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8 Blush Gold – esta será a nova cor

Xiaomi disponibiliza segunda beta fechada da MIUI 9 a 12 modelos

Podcast – À conversa com Joel Santos: O setor mobile está farto de arroz!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.