Mark Zuckerberg 'troca' o Facebook Messenger pelo Signal, revela fuga de informação

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A última grande fuga de informação do Facebook, ocorrida em 2019, veio comprometer a segurança de mais de 500 milhões de utilizadores da rede social. Entre eles, o próprio CEO e co-fundador do Facebook viu o seu número de telefone exposto.

As conclusões são agora dadas a conhecer por um investigador de segurança que, colhendo o número de Mark Zuckerberg, confirmou que o executivo também utilizou a aplicação Signal. É uma das melhores alternativas ao WhatsApp e à Telegram.

O número de telefone de Mark Zuckerberg foi um dos visados no ataque de 2019

A vulnerabilidade explorada desde 2019 foi exposta na semana passada, portanto, já em meados de 2021. A falha permitiu o acesso indevido aos dados de mais de 533 milhões de utilizadores de todo o mundo e até 2 milhões de utilizadores de Portugal.

O acervo de informação resultante desta brecha, desde então colmatada, permitiu aos hackers aceder a números de telefone, contactos de email e várias outras informações e dados sensíveis que viriam a ser colocados à venda em fóruns de hacking.

No conjunto de dados roubados encontrava-se o número de telefone de Mark Zuckerberg, homem forte do grupo Facebook. A ocorrência foi sinalizada por Dave Walker, investigador de segurança que cruzou este número com a plataforma Signal.

CEO do Facebook também se juntou à rival Signal

É perfeitamente plausível que Zuckerberg tenha aderido à Signal apenas para estudar a concorrência. Por outro lado, pode ter aderido à rival e continuado a usar a mesma pela séria tónica colocada na privacidade nesta plataforma e app de mensagens.

Com efeito, é igualmente plausível que o CEO valorize a segurança, privacidade e funções da própria Signal. No entanto, o investigador que fez a descoberta avança também que, desde então (5 de abril), a conta em questão foi encerrada.

Ainda de acordo com Walker, o mesmo parece sugerir que Zuckerberg não está presente na Telegram. Sendo esta outra das maiores rivais ao WhatsApp e Facebook Messenger também poderíamos cogitar a sua presença nessa plataforma.

Note-se, contudo, que a Telegram permite restringir a busca por contactos. Desse modo, é possível que Zuckerberg também esteja a usar a Telegram. É uma mera possibilidade, mas que continua em aberto.

O WhatsApp é atualmente a plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo. Ainda assim, tanto a Telegram como a Signal têm registado um crescimento expressivo desde o início do ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • 7 smartphones LG que nos deixarão saudades
  • 5 razões para comprar o POCO F3 da Xiaomi em Portugal
  • Xiaomi celebra aniversário com 7 boas promoções em Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.