Segundo fontes da Drive, a cibersegurança está a tornar-se num dos principais focos de desenvolvimento na indústria automóvel.
Nos últimos meses, empresas como a Nissan têm sido severamente atacadas por piratas informáticos.
De acordo com James Voortman, Diretor Executivo da Associação Australiana de Concessionários Automóveis (AADA), esta questão será um dos principais tópicos da agenda da sua próxima Convenção e Exposição, no final deste mês.
O empresário comentou o ataque à Nissan bem como o ataque a uma grande empresa australiana da área automóvel, a 'Eagers'.
"É um problema enorme para toda a economia, e se pensarmos nos concessionários - temos informações sobre as pessoas que nos compram carros, temos informações sobre os seus veículos, sobre o processo de financiamento e seguro, informações sensíveis e informações muito valiosas para os piratas informáticos" - James Voortman
Além disso, afirmou que há um grande número de outras empresas que foram atacadas, no entanto, não têm nomes tão conhecidos para serem noticiados.
Ataques sérios a empresas estabelecidas no setor
A fabricante japonês de automóveis Nissan foi vítima de ciberataques em dezembro do ano passado.
Na altura, um aviso no site oficial da Nissan Austrália confirmou que a empresa tinha sofrido um "ciber-incidente" - avisando os seus clientes de que as suas informações pessoais podiam estar em risco.
O ataque online afetou os sistemas da Nissan na Austrália e na Nova Zelândia, potencialmente afetando cerca de 100.000 clientes.
A Eagers Automotive, que gere mais de 350 concessionários de veículos automóveis e centros de assistência em toda a Austrália e Nova Zelândia, teve também os seus sistemas informáticos invadidos.
Estas fugas de dados continham um número elevado de informações pessoais sobre clientes e empregados.
Durante as investigações, a Eagers descobriu que alguns dos seus dados tinham sido divulgados na "dark web" - uma secção da Internet a que não se pode aceder sem software especializado.
Os objetivos da convenção organizada pela AADA
O evento organizado pela empresa australiana tem como objetivo principal abordar a questão da cibersegurança, principalmente em termos de partilha de situações de risco no setor.
Além disso, serve também para educar os concessionários e o seu pessoal sobre como reforçar a proteção de dados legais e as suas obrigações para com os seus clientes.
Também está na agenda desta convenção a forma como os hackers podem criar problemas - não só a nível do retalho, mas também através da crescente conetividade disponível nos próprios automóveis.