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Marca "irmã" da Google aposta cada vez mais em drones

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

É provável que, quando penses na Google, faças a associação aos telemóveis Pixel ou até mesmo ao motor de busca. A questão é que, com a crescente aposta da Wing nas entregas por drones, tem sido levantada a hipótese de também a Google vir a apostar nesta tecnologia para fazer entregas.

Recorde-se que a Wing é uma marca pertencente à Alphabet (detentora da Google). No entanto, o CEO da Wing recusa que este conceito seja considerado como futurista (via Yahoo Finance).

O que diz o CEO da Wing?

Na perspetiva de Adam Woodworth, "um dos maiores equívocos sobre entrega por drones e aviação de última geração é que se trata de uma tecnologia de um futuro distante".

O próprio acrescenta ainda que "a realidade é que isso está a acontecer todos os dias”. O executivo dá conta da parceria feita com a DoorDash e a Brookfield Property como uma prova sintomática disso mesmo.

Google

Desde já, importa referir que os drones da empresa “irmã” da Google voam até cerca de 45 metros de altura, a uma velocidade máxima de 100 km/h. Os drones usados pela Wing têm um comprimento a rondar 1 metro e 34 centímetros.

Sabe-se ainda que há estações de carregamento, que são apelidadas de “ninhos”. A mesma fonte de informação explica que, enquanto o drone paira para fazer uma entrega, baixa-se uma corda. Assim, o funcionário consegue ficar com o produto dentro que vem dentro da caixa.

Os testes já têm vindo a ser feitos, em diferentes partes do mundo, e o comprador consegue fazer o rastreio da encomenda em tempo real.

As mais recentes parcerias da Wing

Como dito anteriormente, a Wing fez parcerias relevantes dentro do setor. Uma delas foi com o Walmart em agosto de 2023. Outra delas é bem recente, com a DoorDash, e aconteceu em dezembro de 2024.

Em média, a Wing refere que os produtos chegam das lojas às casas, em pouco menos de 3 minutos e meio. "Acreditamos que o drone é apenas o veículo, e ele é tão útil quanto o software e as redes de logística que o tornam significativo para as organizações e os seus clientes" - refere Woodworth.

As entregas têm acontecido entre as 10h e as 18h, sendo que o balanço tem sido bastante positivo. O CEO da Wing explica, inclusive, que, depois dos utilizadores experimentarem a entrega por drones, têm sido mais assíduos nas compras.

Face à amostra favorável que vamos tomando conhecimento, fica a curiosidade de ver se a Google segue as pisadas da "irmã" Wing.

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Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.