No setor automóvel, há uma nova marca que está prestes a chegar ao mercado português. Trata-se da Leapmotor, oriunda da China, e que está a poucas semanas de lançar dois modelos no nosso país: o C10 e o T03.
Recorde-se que a marca em questão foi adquirida pela Stellantis, sendo que a sua expansão vai ocorrer um pouco por toda a Europa. Quer isto dizer que passará por países como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Reino Unido, Roménia e Suíça.
O que sabemos sobre o SUV C10?
De acordo com a Welectric, sabemos que o C10 é um SUV do segmento D, que conta com o sistema Cell-to-Chassis (CTC) e um cockpit inteligente. Em termos de autonomia, um dos principais aspetos, sabe-se que esta pode chegar até aos 420 km.
Sobre a tecnologia CTC, como explica a marca, esta faz com que a disposição das baterias seja mais eficiente, poupando espaço. Por outras palavras, isso culmina numa maior segurança do carro, a somar a um aumento de espaço interior.
Em termos de motor, este apresenta 160 kW (218 cv) e 320 Nm de binário. Outro aspeto interessante sobre o veículo em questão tem a ver com o facto deste ter 3 modos diferentes de condução, ajustáveis consoante a preferência.
Quanto ao carregamento, a mesma fonte refere que este vem com um carregador AC de 6,6 kW. No fundo, isto significa que podes levar a bateria dos 30% aos 80% em cerca de 6 horas.
Já com o sistema DC, é possível obter os mesmos valores, mas de uma forma mais rápida (em cerca de 30 minutos). Ainda não se sabe nada de valores, mas se for como na Alemanha, o carro deverá andar perto dos 19.000.
T03
Outro modelo que também deve estar prestes a chegar a Portugal é o T03. Trata-se de um veículo do segmento A, com cinco portas e que apresenta uma autonomia WLTP de 265 km. Já em ciclo urbano, esta pode ascender até aos 395 km.
Quanto ao automóvel, este conta com um teto de abrir de 45 polegadas e uma cortina solar elétrica. O motor elétrico do T03 consegue ainda uma potência máxima de 70 kW (95 cv) e um binário que pode chegar até aos 158 Nm.
É expectável que chegue ao mercado em Portugal com três cores disponíveis: branco, prateado e azul. À semelhança do C10, também é de prever que este venha com 3 modos diferentes de condução.
Segundo a Welectric, haverá o modo Eco, pensado para obter a máxima eficiência possível; o modo Sports, para quem quer altos índices de potência; e o modo Standard, que é uma espécie de meio termo entre os dois.
Uma grande diferença, em relação ao C10, tem a ver com o carregamento AC. Este, em vez das 6 horas, é feito em 3,5 horas, indo dos 30% de carga até aos 80%. Com carregamento DC, a mesma carga pode ser feita em 36 minutos.