Capacidade de processamento de 3.000 TOPS
Enquanto a Tesla tem o seu serviço robô táxi em testes e com pilotos humanos, a Xpeng apresenta os seus planos ambiciosos na mesma área, para colocar em prática já em 2026. A marca chinesa pretende lançar 3 novos modelos de robôs táxis no próximo ano, com três, cinco e sete lugares.
Mas aqui estamos a falar de condução efetivamente autónoma que pode dispensar a presença humana (via ArenaEV). Os novos modelos vão estar equipados com chips Turing, da própria marca, que fornecem uma capacidade de processamento de 3.000 TOPS (Tera operações por segundo).
Para efeitos de comparação, recorde-se que os atuais modelos topo da gama da Xpeng tem uma capacidade máxima de processamento de 750 TOPS. Na prática, isto significa que estamos perante um carro que pode ser efetivamente autónomo, como podemos ver no vídeo de demonstração divulgado pela Xpeng.
Novos robôs táxis da Xpeng vão “ver e compreender” o mundo como uma pessoa
Mas há mais e melhor. Os robôs táxis Xpeng vão estar equipados com o modelo VLA – visão-linguagem-ação). Na prática, tal significa que os bólides vão “ver e compreender” o mundo tal como uma pessoa.
Este atributo dispensa a necessidade de incluir e atualizar mapas especiais e altamente detalhados, o que acaba por ser um investimento enorme para as empresas. Por outro lado, a Xpeng pretende também produzir estes veículos de forma que não precisem de modificações posteriores demasiado caras.
Sistema de comunicação com peões
Mas a Xpeng não se fica por aqui e vai também integrar um novo sistema de comunicações que o robô táxi vai usar para “falar” com os peões. Sistema este que vai mostrar no para-sol do carro, as intenções do veículo.
Há um exemplo no vídeo deste novo sistema de comunicações. O robô táxi para numa passadeira e informa o peão que só vai passar depois dele. Espera-se que este sistema seja também utilizado para comunicar com os clientes do serviço robô táxi.
Mas a marca também já assumiu que este nível de tecnologia e capacidade de processamento vai chegar à sua frota de carros de topo. Tudo para que estes modelos possam fornecer uma condução autónoma de nível 4. Modo este que já não exige intervenção humana e que permite até que o condutor durma durante a viagem.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
