Google Maps: Esta aplicação é tão boa e muito mais leve!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Sou um amante do Google Maps desde que me lembro, porém, desde que o Maps Go foi revelado que venho a pensar em mudar um pouco a forma como me dirijo de um local para o outro.

Se não conheces o Maps Go tens de ler este artigo. Se já ouviste falar, percebe porque é que esta aplicação é bem melhor que o Google Maps. Atenção que ambos são feitos pela empresa americana. Só que uma é feita a pensar no essencial, enquanto que o Google Maps pensa em tudo e mais alguma coisa. Mesmo quando não utilizas tantas características.

Tens de instalar: Google Datally: A App que poucos conhecem e deviam instalar

Verdade seja dita, não sou de conduzir no Reino Unido (isto de conduzir ao contrário não dá para mim), contudo, isso significa que normalmente sou o homem do mapa. A pessoa que o condutor confia (erradamente) para lhe dar direções.

Sou péssimo a direções. Perdi a conta das vezes que me perdi e tenho de admitir que sou deveras dependente do Google Maps. Porém, quando testo smartphones com menos especificações o Google Maps não é dos melhores.

Maps Go é a versão Lite que precisas do Google Maps

Ou o GPS não é tão certo, ou a aplicação é simplesmente pesada demais para o smartphone. O Maps Go foi revelado para específicos smartphones Android, contudo, pode ser instalada na maior parte dos equipamentos com o sistema operativo da Google.

Por isso dei-lhe uma tentativa e instalei o Maps Go em vez do Google Maps. Vamos deixar algo claro e importante de referir, o Google Maps tem mais opções e possibilidades, todavia, o Maps Go é perfeito para terminais com menos especificações.

Aliás, o meu Android de eleição nos últimos tempos tem sido o OnePlus 6 e tenho utilizado recorrentemente o Maps Go em vez do Google Maps. Não preciso de coisas bonitas nem notificações para avaliar um restaurante em que nunca estive. Yap, o Google Maps já teve melhores dias.


o aqui



O Maps Go é uma solução perfeita não só para terminais de baixas especificações como todos os smartphones. Acabados de baixar o Google Maps pesa 160MB, já a versão "Go" apenas 373KB.

Diferenças de "peso" na aplicação Go e versão normal

Continuarei atento às novidades do Google Maps, contudo, a aplicação terá de melhorar muito (e pesar menos) para me fazer voltar.

Ambas as aplicações são da Google e aconselho-te a testar ambas. Se o Maps Go funcionar da forma que precisas, desinstala a aplicação mais pesadas dos mapas!

Ambas merecem crédito, porém, se a tua utilização é maioritariamente direções, o Maps Go é mais do que o suficiente. Aproveitas e guardas espaço no smartphone para outras Apps.

Editores 4gnews recomendam:

Play Store já te deixa experimentar jogos sem os instalar

Maps prepara-se para apresentar uma nova funcionalidade

Play Store: Os 15 jogos Android grátis mais populares do momento

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.