Nome da embarcação: ‘Manta Ray’. Situação: atracada. Localização: base naval de Port Hueneme, Califórnia - EUA. Propriedade: Marinha norte-americana.
Uma embarcação militar visível através de uma aplicação baseada em imagens obtidas por satélite dificilmente seria notícia em qualquer parte do mundo, a menos que tivesse o estatuto "top-secret".
É o que aparenta ser o caso da chamada ‘Manta Ray’, um drone submarino militar com um formato semelhante a uma Manta, supostamente secreto, que pode ser visualizado e localizado em detalhe através da aplicação Google Earth, ou usando a versão online do Google Maps.
Em ambos os casos é possível visualizar a embarcação com relativo detalhe e, apesar do leak mostrar não só o aparelho, como a localização precisa, a verdade é que as imagens continuavam online quando escrevemos estas linhas.
Drone para missões de longa duração
Apesar de os drones subaquáticos não serem propriamente uma novidade no reino militar, o ‘Manta Ray’ faz parte de um programa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), ligado ao Departamento de Defesa dos EUA.
De acordo com informações divulgadas pelo Daily Mail, o objetivo deste programa é criar uma classe de veículos subaquáticos, não tripulados, que permitam fazer missões de longa duração, alcance e capacidade de carga muito superior ao que hoje está disponível.
Claro que, de acordo com a mesma publicação, vários ‘analistas de defesa’ já associaram este veículo a possíveis futuras “missões de busca de submarinos russos e chineses nos mares.”
Projeto (pouco) secreto
Mesmo com o burburinho dos utilizadores gerado com a descoberta das imagens do ‘Manta Ray’ no Google Earth, a verdade é que a sua existência está longe de ser secreta.
A Northrop Grumman Corporation, empresa que planeou e desenvolveu o ‘Manta Ray’ para a Marinha norte-americana, já tinha anunciado a conclusão dos testes ao protótipo da embarcação, publicou mesmo fotos do veículo.
E em declarações ao USA Today, Kyle Woerner, gestor do projeto na DARPA, foi mais longe, explicando como o ‘Manta Ray’ pode rapidamente entrar em ação ou ser posicionado em qualquer parte do mundo, já que a sua estrutura é modular:
“O sucesso dos nossos testes com o ‘Manta Ray’ valida a prontidão do veículo para avançar em direção a operações no mundo real, podendo ser rapidamente montado no terreno a partir de subseções modulares. [A possibilidade] de enviar o veículo diretamente para a área de operação pretendida economiza energia que o veículo gastaria durante o trânsito” - concluiu o responsável pelo projeto.