As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já fazem parte da rotina de trabalho de muitos profissionais. Mas ainda há um receio quanto à ética e aos limites da sua utilização. Mas é importante destacar: IAs como o Gemini podem ajudar muito na hora de agilizar determinadas tarefas.
1. Ok Google, verifica o meu e-mail
O Gemini pode ser um grande aliado na hora de encontrar informações no teu e-mail. Por meio de uma extensão do Gmail, o chatbot de IA do Google pode pesquisar dados na tua caixa de entrada.
Não estamos a falar apenas de respostas a perguntas como "Gemini, tenho algum e-mail novo?", mas sim de questões como "Gemini, verifica no meu e-mail o horário da reunião" ou "Resume as informações enviadas na troca de e-mail entre mim e a cliente, o que ficou decidido?".
A funcionalidade pode ser extremamente útil para economizar tempo na leitura e na busca de e-mails. Para garantir mais confiança, o Gemini lista os e-mails nos quais encontrou as informações pedidas.
2. Criar tabelas e gerir relatórios
Precisas de organizar uma grande quantidade de dados de forma rápida num relatório legível? Nesta tarefa, o Gemini pode ser teu melhor amigo. Relatórios de despesas, tabelas de diferentes tipos de informações.
Podes pedir ao Gemini para montar uma tabela tanto a partir de informações que enviar ao chatbot quanto apenas pedindo para a IA analisar teu e-mail em busca dessas informações. "Gemini, verifica o meu e-mail em busca dos recibos de gastos com Uber e monta uma tabela de despesas do mês de agosto". E este é apenas um dos muitos exemplos possíveis.
3. Perguntas e resumos de vídeos longos do YouTube
Nem todos têm a flexibilidade de poder assistir a vídeos do YouTube no trabalho e mesmo aqueles que têm podem acabar por perder bastante tempo se o vídeo no qual precisam encontrar uma informação for muito longo. É aqui que entra o Gemini.
Podes copiar a URL do vídeo do YouTube diretamente no chatbot junto a um prompt no qual especificas o que busca naquele conteúdo. Pontos-chaves, um resumo, uma informação específica que responda a um questionamento. É um recurso que já funciona muito bem, embora a taxa de sucesso possa variar de acordo com o idioma.
4. Analisar relatórios
Da mesma forma que o Gemini pode organizar informações para ti numa tabela ou relatório, ele também pode analisar as informações já organizadas num ficheiro longo e oferecer-te os principais insights.
Tens um grande relatório de vendas do trimestre? Podes pedir ao chatbot para detetar quaisquer anomalias nos resultados ou para identificar os períodos com maior crescimento, entre outras informações.
Uma observação importante, entretanto: assim como outros chatbots, o Gemini está num constante processo de melhoria e ainda pode apresentar alguns erros, sempre checa as fontes que ele fornece. Além disso, alguns recursos podem já funcionar melhor no Gemini Advanced.