Malware descoberto na aplicação pirata Mobdro, apaga-a já!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Tens a aplicação pirata Mobdro? Então está na hora de a apagares. Pelo menos até que aparecem indícios que o malware da aplicação foi eliminado. Aplicações pirata tem disto. Primeiro instalas via APK, ou seja, não é revista pela Google e depois a probabilidade de ter malware é bem maior.

De acordo com um novo estudo da empresa "Dark Wolfe Consulting" a aplicação Mobdro conta com malware considerável e deve ser apagada já. A aplicação foi estudada ao pormenor e os indícios de malware são consideráveis. Principalmente se tens um smartphone com root ou jailbreak.

Malware detetado na aplicação pirata Mobdro faz:

  • Os malwares dentro da aplicação encaminharam o nome e a senha da rede Wi-Fi do pesquisador para um servidor que parecia estar na Indonésia.
  • O malware detectou a rede dos pesquisadores, procurando vulnerabilidades que permitissem o acesso a arquivos e outros dispositivos. O malware carregou, sem permissão, 1,5 terabytes de dados do dispositivo do pesquisador.
  • O Mobdro procurou acesso a conteúdo de mídia e outros aplicativos legítimos na rede do pesquisador.

Ponto isto em termos práticos, a aplicação acede à tua rede Wi-Fi e começa a detetar outros dispositivos ligados a essa rede. Se o utilizador tiver root ou jailbreak no smartphone, conseguirá mesmo enviar comandos para uma SmartTV ou telefone que os façam captar vídeo ou áudio.

Este é um problema grave. Para além de conseguir hackear a tua rede, poderá ter acesso a dados privados nessa mesma rede. Estejam esses dados no smartphone ou outros programas/equipamentos ligados ao mesmo ponto Wi-Fi.

Este é o maior problema de Apps pirata

Não há solução para resolver a situação. Ou seja, não aconselhamos de maneira alguma em manter a aplicação instalada no teu smartphone. Se a tens, apaga-a de imediato. Principalmente se no mesmo smartphone da aplicação contas com aplicações do banco ou dados privados. Ainda assim, lembra-te que a tua rede Wi-Fi está comprometida. Muda de imediato a sua password de internet assim que apagas a aplicação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Awards: Os melhores jogos e Apps da Google Play Store
  • Mensagens Android: Aplicação será ainda melhor com próximas atualizações
  • Aplicação Calendário Google terá uma boa surpresa para ti na próxima atualização

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.