O compromisso da Volvo para com os veículos elétricos está a ser questionado após os recentes comentários do CEO Jim Rowan. Sendo um dos primeiros fabricantes de automóveis a anunciar planos para uma gama totalmente elétrica, a Volvo foi vista como pioneira.
A Volvo foi um dos primeiros fabricantes de automóveis a comprometer-se com a transição para um sistema totalmente elétrico até 2030. Os seus planos foram delineados como parte do compromisso da marca para reduzir a sua pegada de carbono e contribuir para um futuro sustentável.
A Volvo afirmou ter como objetivo que 50% das vendas globais de automóveis sejam de veículos elétricos até 2025, sendo as restantes provenientes de veículos híbridos. Até 2030, todos os modelos Volvo vendidos deveriam, segundo os seus planos, ser totalmente elétricos.
Lembramos que ainda esta semana, a Renault questionou a viabilidade da transição total para VE até 2035.
A Volvo está a recuar no seu compromisso de transitar integralmente para o elétrico?
Embora Rowan tenha reiterado que é um “grande adepto da propulsão eléctrica” (que, segundo ele, é superior ao motor de combustão interna), o CEO da Volvo afirmou que pode “levar algum tempo até que diferentes partes do mundo consigam atingir a eletrificação total”.
O líder da empresa acrescentou que os híbridos podem “constituir uma ponte sólida” à medida que os mercados adotam os veículos elétricos a ritmos diferentes. “Os nossos híbridos plug-in e híbridos suaves continuam a ser muito fortes e populares entre os nossos clientes, e continuaremos a investir nesta linha”, explicou Rowan.
Estes comentários surgem no seguimento das vendas de veículos elétricos da Volvo terem caído 74% nos EUA, no primeiro semestre de 2024. Apesar disso, as vendas mantiveram-se fortes na Europa (+80%) e noutros mercados (+49%) fora dos EUA, Europa e China.
A Volvo vendeu, a nível mundial, 90,760 veículos totalmente eléctricos no primeiro semestre de 2024, um aumento de 53% em relação aos 59,260 vendidos no ano passado.
Além disso, as declarações aparecem numa altura em que vários rivais, incluindo a Ford, a GM e a Hyundai, anunciaram planos semelhantes para utilizar os híbridos como ponte.
Um representante da Volvo, Russel Datz, afirmou: “Embora acreditemos firmemente que a eletrificação é o futuro, esta transição não será um desenvolvimento linear”. E acrescentou: “Vamos continuar a investir em toda a nossa gama de produtos.”.