As coisas não estão fáceis para a Google, especialmente para os seus smartphones da linha Pixel A. Desta feita, surge mais um relato de um utilizador do Pixel 6a e como este modelo entrou espontaneamente em chamas durante a noite.
Este não é o primeiro relato de uma situação semelhante a envolver este equipamento da Google. Não é sequer o primeiro Pixel A envolvido em casos semelhantes e isso levanta algumas preocupações sobre a qualidade das baterias que a empresa usa nestes smartphones.
Pixel 6a entra em combustão durante a noite enquanto carregava
O mais recente relato foi partilhado no Reddit pelo utilizador zaliver. Este conta a história de como o seu Google Pixel 6a começou a arder durante a noite enquanto carregava na sua mesa de cabeceira.
O seu relato preocupado narra que acordou a meio da noite com o barulho resultante da bateria do seu smartphone a começar a arder. Felizmente, ele acordou ainda numa fase inicial do processo de combustão e refere que, decorridos dois segundos, deparou-se com uma bola de fogo bem perto da sua cabeça.
Ele refere que o seu Pixel 6a estava na sua capa e que o cabo de que usava para o carregamento não era oficial. Contudo, sublinha que já usava esse cabo há mais de um ano, até então sem qualquer problema.
Infelizmente, este não é um caso isolada. Ainda no mês passado um utilizador partilhou nos fóruns da Google que o seu Pixel 6a entrou em chamas de forma inusitada.
Neste caso, o smartphone estava parado numa mesa de cabeceira - nem sequer a carregar - quando o incidente ocorreu. As imagens partilhadas por este queixoso mostram que o seu Pixel 6a usava uma capa robusta, que são habitualmente más para a dissipação de calor.
Já em dezembro de 2024, também no Reddit, o utilizador GroundAny1309, partilhou o seu susto quando o seu Pixel 6a começou a arder enquanto carregava. Neste caso, o incidente também ocorreu durante a noite e foi utilizado um cabo de carregamento que não era da Google.
Cuidado com os cabos e capas não oficiais
Perante os relatos mencionados, parece haver um certo padrão. Todos os incidentes aconteceram com cabos de carregamento não oficiais e com os smartphones a usarem capas durante o processo.
Isso serve de alerta para todos os detentores de um Pixel 6a para o eventual uso de cabos de carregamento de terceiros. Isso deve ser evitado, sobretudo durante a noite, para prevenir situações como estas.
Ainda assim, não podemos isentar a Google de culpas por isto. Afinal de contas, existem muitos smartphones no mundo carregados diariamente com cabos não oficiais e que não entram em chamas durante esse processo.