Mais robôs que humanos? Elon Musk diz que sim e até sabe quando

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Não raras vezes, ouvimos Elon Musk dar as suas opiniões sobre os mais variados assuntos. Desta vez, o CEO da Tesla pronunciou-se acerca da data em que, no seu entender, o planeta Terra terá mais robots do que seres humanos.

Numa entrevista partilhada pela Bloomberg, através do X, antigo Twitter, conseguimos ver a opinião de Musk sobre o assunto. Para este, é expectável que, já em 2040, haja mais robots do que seres humanos.

Elon Musk predicts there will be more robots than people in the future in an appearance at the Saudi Arabia FII summit “Every country will have AIs or multiple AIs, and there will be a lot of robots, more robots than people.” https://t.co/mSYqGdE2hn pic.twitter.com/bh93Z2DqZw

— Bloomberg Middle East (@middleeast) 29 de outubro de 2024

Todos os países terão vários sistemas de Inteligência Artificial (IA) próprios: considera Elon Musk

Ao ver o vídeo acima, uma ideia que fica bem clara é a convicção de Elon Musk de que “cada país terá terá uma IA ou várias IAs, e haverá muitos robots, muito mais robots do que pessoas”.

As palavras de Musk foram proferidas numa conferência na Arábia Saudita, da Future Investment Initiative, esta terça-feira (29 de outubro). Para o magnata, é de prever que a humanidade vá atravessar, muito em breve, uma grande “crise de significado” (via Decrypt).

"Se há robots humanoides e eles podem operar de forma muito inteligente, então não há limite real para a economia nisso" - chegou Musk a explicar, na All-In-Summit em setembro.

Musk Robot

Na realidade, será mesmo assim?

As palavras de Musk são fortes, pelo que é normal que se apodere uma questão: será mesmo assim a realidade, daqui a cerca de 15 anos? Há quem não esteja de acordo e Gary Marcus, em declarações ao Decryp, deu o seu ponto de vista.

“O Elon tem um histórico de previsões excessivamente otimistas sobre IA e esta não é diferente. Há apenas cerca de 1,5 mil milhões de carros nas ruas; muitas pessoas não podem pagar por um ou não veem necessidade. O mesmo será verdade para robots humanoides” - afirma o autor e cientista.

Recorde-se que este já assinou 6 livros sobre Inteligência Artificial e alerta, várias vezes, para alguns eventuais exageros sobre o tema. Sendo que ainda falta bastante tempo até 2040, apenas resta esperar para ver se a previsão de Elon Musk tinha algum fundamento ou se, como Marcus alertou, não passou de um exagero.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.