Não raras vezes, ouvimos Elon Musk dar as suas opiniões sobre os mais variados assuntos. Desta vez, o CEO da Tesla pronunciou-se acerca da data em que, no seu entender, o planeta Terra terá mais robots do que seres humanos.
Numa entrevista partilhada pela Bloomberg, através do X, antigo Twitter, conseguimos ver a opinião de Musk sobre o assunto. Para este, é expectável que, já em 2040, haja mais robots do que seres humanos.
Todos os países terão vários sistemas de Inteligência Artificial (IA) próprios: considera Elon Musk
Ao ver o vídeo acima, uma ideia que fica bem clara é a convicção de Elon Musk de que “cada país terá terá uma IA ou várias IAs, e haverá muitos robots, muito mais robots do que pessoas”.
As palavras de Musk foram proferidas numa conferência na Arábia Saudita, da Future Investment Initiative, esta terça-feira (29 de outubro). Para o magnata, é de prever que a humanidade vá atravessar, muito em breve, uma grande “crise de significado” (via Decrypt).
"Se há robots humanoides e eles podem operar de forma muito inteligente, então não há limite real para a economia nisso" - chegou Musk a explicar, na All-In-Summit em setembro.
Na realidade, será mesmo assim?
As palavras de Musk são fortes, pelo que é normal que se apodere uma questão: será mesmo assim a realidade, daqui a cerca de 15 anos? Há quem não esteja de acordo e Gary Marcus, em declarações ao Decryp, deu o seu ponto de vista.
“O Elon tem um histórico de previsões excessivamente otimistas sobre IA e esta não é diferente. Há apenas cerca de 1,5 mil milhões de carros nas ruas; muitas pessoas não podem pagar por um ou não veem necessidade. O mesmo será verdade para robots humanoides” - afirma o autor e cientista.
Recorde-se que este já assinou 6 livros sobre Inteligência Artificial e alerta, várias vezes, para alguns eventuais exageros sobre o tema. Sendo que ainda falta bastante tempo até 2040, apenas resta esperar para ver se a previsão de Elon Musk tinha algum fundamento ou se, como Marcus alertou, não passou de um exagero.