A inspeção anual exigida aos condutores em Portugal parece estar a ter sucesso em manter os automóveis funcionais e seguros por mais tempo. Isto reflete-se num novo dado apurado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF): 64,5% dos automóveis segurados no país atualmente têm mais de 10 anos.
O cenário por cidades
De acordo com a ASF, em 2023, dos 8.740.764 carros com seguro em circulação nas estradas portuguesas 5.641.039 tinham mais de 10 anos. Os números representam um aumento de 2,8% em relação aos dados de 2022, conforme reportou a página Razão Automóvel.
O distrito com o maior envelhecimento do parque automóvel foi Bragança, com 77,1% dos 137.829 veículos com seguro atualizado com mais de uma década. Mesmo aqueles que registaram a menor percentagem de carros acima desta idade ainda passaram a faixa dos 50%, sendo eles Lisboa (50,7%), Setúbal (61,7%) e Faro (61,8%).
A manter a tendência dos últimos 20 anos, os distritos com mais carros com seguro ainda são Lisboa (20%), Porto (14,9%) e Braga (8,3%). Enquanto Portalegre (1,1%), Beja (1,5%) e Évora (1,6%) figuram como aqueles com menos veículos segurados.
O documento da ASF ainda revelou que categorias possuem, em termos percentuais, mais veículos registados há mais de 10 anos. São elas:
- Ciclomotores - 91,5% (240.978)
- Agrícolas - 81% (296.836)
- Reboques - 74,1% (101.878)
- Quadriciclos - 68,6% (14.175)
- Ligeiros - 64% (4.592.681)
Além da inspeção anual obrigatória dos veículos, que incentiva a manutenção constante dos automóveis, as condições do mercado também podem ser uma das razões para os condutores não optarem por modelos mais recentes.
Apesar deste cenário, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o mercado automóvel no país cresceu 7,8% no 1.º semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com as informações da ACAP, os ligeiros de passageiros registaram um crescimento de 5,7%; os ligeiros de mercadorias, de 22,9%; e os pesados, de 14,7%. Vale ainda destacar que mais de metade dos novos veículos ligeiros de passageiros adquiridos neste período foram elétricos e híbridos.