Elon Musk tem vários projetos ambiciosos para a Tesla e um deles é o fabrico das suas próprias baterias. Segundo o milionário, estas baterias multiplicam por cinco a sua capacidade energética e serão mais baratas.
Apesar da confiança de Musk neste projeto, uma das referências mundiais no segmento das baterias não partilha desse sentimento. Na opinião do fundador da CATL, Elon Musk não vai conseguir alcançar os seus objetivos.
Fundador da CATL afirma que Elon Musk não sabe como construir uma bateria
Em conversa com a agência Reuters, Robin Zeng é ainda mais crítico e afirma mesmo que Musk não sabe como construir uma bateria. Ele refere que quando o dono da Tesla visitou a China em abril passado, este tema foi discutido entre ambos.
"Tivemos um debate muito grande, e eu mostrei-lhe. Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria." O executivo refere ainda que a tecnologia cilíndrica das novas baterias da Tesla "vai falhar e nunca terá sucesso".
A Contemporary Amperex Technology (CATL) é um nome de referência no mundo das baterias para carros elétricos. Esta empresa chinesa fornece os seus produtos a muitas construtoras mundiais, nomeadamente à Tesla.
Contudo, Elon Musk quer ser mais independente nesta matéria, por isso, começou a desenvolver as suas próprias baterias. Estas são conhecidas como células 4680 e já são utilizadas na Cybertruck e em alguns modelos do Model Y.
Estas células de bateria cilíndrica foram naturalmente elogiadas por Elon Musk. Este afirma que a sua produção é mais simples e os custos associados são menores face a outras baterias que a Tesla utiliza noutros carros.
Em setembro passado, a construtora norte-americana anunciou já ter produzido 100 milhões de unidades das baterias 4680. Ainda assim, continuam por resolver alguns problemas que, segundo o The Information, Musk quer ver resolvidos até ao final do ano.
Embora Robin Zeng não reconheça o saber de Elon Musk no mundo das baterias, ele afirma que o último tem outros talentos. Zeng afirma que Musk é bom em chips, software, hardware e em mecânica.
O fundador da CATL identifica ainda outro problema que todos reconhecemos em Elon Musk: ele promete demais. "Talvez algo precise de cinco anos. Mas ele diz dois anos. Eu perguntei-lhe definitivamente o porquê. Ele disse-me que queria empurrar as pessoas."
Conseguirá Elon Musk contrariar a opinião deste especialista em baterias para elétricos? Só o tempo nos dará essa resposta.