macOS Sierra é o primeiro sistema operativo da Apple depois do OS X

Francisco Rodrigues
Francisco Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Sim já era de esperar que os rumores de Março sobre a possível mudança de nome do OS X fossem mesmo verdadeiros, e sim, o novo nome é mesmo macOS. A versão essa vem mais ou menos no seguimento das anteriores Yosemite e El Capitan, mas passa do particular para o geral e chama-se Sierra.

Mas como é claro não foi só o nome que mudou, foram também introduzidas novas aplicações e alterações a aplicações que já nos são familiares.

Auto Unlock

A Apple detesta processos rotineiros complicados e a pensar nisto lançou o Auto Unlock que te vai permitir desbloquear o teu Mac através do teu iPhone ou Watch bastando para isso teres um destes dispositivos junto do teu Mac.

Universal Clipboard

Quem nunca precisou de copiar informação que de um dispositivo para o outro sem perder tempo e sem complicações? Eu precisei, e tu também de certeza, e mais uma vez a Apple vem ao salvamento com o Universal Clipboard que te permite copiar e colar tudo o que quiseres entre dispositivos Apple.

Vê também: Samsung está a testar uma nova TouchWiz com gaveta de aplicações opcional

iCloud Drive

O espaço em disco é talvez uma das maiores preocupações da maioria dos utilizadores, e se a Cloud é um bom sitio para despejar tudo aquilo que queremos guardar para aceder em todo o lado neste momento o espaço em disco ocupado pela Cloud seria o mesmo do que no sistema local.

Com o iCloud Drive, a Apple assegura-te que os ficheiros da iCloud só estarão presentes no teu computador "fisicamente" caso seja mesmo preciso, por isso ficheiros antigos e que não usas à muito tempo ficarão na Cloud enquanto que ficheiros que acedes com frequência ficarão no teu dispositivo para acesso rápido!

Apple Pay na Web e disponível em outros países

Se já és um utilizador do Apple Pay, o que se fores português deve ser um pouco difícil, vai poder a passar a utilizar este serviço para efetuar pagamentos na Web em lojas online aderentes. O processo é fácil, basta clicar no botão "Apple Pay" e confirmar a compra no teu iPhone com a tecnologia Touch ID ou através do teu Watch com um simples toque.

Picture in Picture

É um funcionalidade bem interessante e útil... o Picture in Picture permite-te visualizar um video num leitor de video flutuante enquanto trabalhas na Web, Word, ou navegas pelo teu sistema de ficheiros!

Vê ainda: Phab 2 Pro: O primeiro smartphone Tango é da Lenovo

Siri no macOS

A assistente virtual da Apple chega finalmente ao teu Mac e traz consigo aquilo que já era possível fazer no iOS e muito mais funcionalidades desenhadas exclusivamente para a tua experiência Mac. Pesquisas por ficheiros através de perguntas complexas, pedidos ao iTunes para tocar músicas em plano de fundo e até mesmo enviar mensagens ou iniciar chamadas através de comandos de voz, são algumas das funcionalidades exclusivas para Mac.

Lançamento

A versão de teste para developers vai ficar já disponível hoje e a versão de testes aberta ao pública ficará disponível em Outono, pelo que a versão oficial deve chegar no inicio de 2017.

Talvez queiras ver:

  • Apple apresenta Watch OS 3 recheado de novidades
  • Xbox One S tem tudo aquilo que queríamos na Xbox One original
  • A Amazon também terá um serviço de streaming musical