Uma das novidades apresentadas pela Apple na WWDC deste ano foi o macOS Monterey. Esta é a nova versão do sistema operativo para os Mac´s que, como sempre, trará várias novidades aos utilizadores destes produtos.
O macOS recebeu algumas novidades interessantes que darão uma ainda maior sensação de ecossistema entre os produtos Apple. Contudo, sabe-se agora que nem todas as novidades serão compatíveis com os Mac com processadores da Intel.
Funcionalidades do macOS Monterey exclusivas dos Mac M1
- Modo de retrato no Facetime que permite desfocar o fundo enquanto estás numa videochamada
- Live Text, que permite interagir com o texto em fotografias e imagens (como poder copiar e colar um endereço diretamente)
- Nova visão do globo no Apple Maps
- Mapas mais detalhados no Apple Maps para as cidades de San Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Londres
- Ditado offline no computador
- Ditado no computador sem limites de tempo
Estes pontos podem ser encontrados na página de suporte da Apple referente ao macOS Monterey. No entanto, a empresa de Cupertino não avança com as razões para a limitação de hardware na implementação destas funcionalidades.
Isto é importante referir visto estarmos ainda num período de transição para a plataforma M1 nos computadores da Apple. A empresa disse que essa transição estaria concluída na WWDC de 2022 e que até lá continuaria a suportar, de igual modo, os modelos ainda com processador Intel.
A verdade é que isso não se verificará já este ano e aqueles que ainda possuem um Mac com processador Intel não poderão usufruir destas funcionalidades. Para tal, terão de migrar para um novo computadores já com M1.
Bem sabemos que a Apple tem os seus meios para "forçar" os seus utilizadores a comprar novos produtos. Esta limitação de algumas funcionalidades é mais um exemplo dessa estratégia.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple confirma acidentalmente o nome do processador que sucederá ao M1
- Apple surpreende ao levar importante função do iOS aos Macs
- iPadOS 15: há uma novidade que a Apple não te contou