Apple: Tens o macOS Mojave? As tuas passwords estão em risco!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Já lá vão os tempos em que a Apple podia afirmar que oferece o sistema operativo mais seguro de sempre. Hoje em dia, existem cada vez mais malwares e spywares concebidos exclusivamente para o macOS.

Agora, a mais recente vulnerabilidade foi revelada por Linuz Henze, um investigador de segurança. Henze já revelou várias falhas de segurança no iOS. Desta feita, revela uma nova falha no macOS Mojave que permite o fácil acesso a todas as passwords armazenadas no Apple Keychain.

No entanto, desta vez Henze afirma que não irá revelar as suas descobertas à empresa de Cupertino, em forma de protesto. Isto porque o programa de remuneração pela descoberta de bugs apenas engloba o iOS, deixando de parte o macOS. Por isso mesmo, decidiu não revelar informações adicionais sobre as suas novas descobertas.

Apple Keychain no macOS Mojave deixa as tuas passwords em risco

Em vez de revelar à Apple quais as vulnerabilidades, Henze decidiu publicar um vídeo demonstrativo no YouTube. Neste vídeo, podemos ver a sua ferramenta em ação e a facilidade com que consegue aceder a todas as passwords armazenadas na Keychain. Durante o processo, nunca é necessário introduzir qualquer palavra de segurança!

Ao que tudo indica, os únicos dados que não ficam vulneráveis são as passwords armazenadas exclusivamente no iCloud. Até mesmo os utilizadores que têm Access Control Lists ou System Integrity Protection, estão vulneráveis.

Existe apenas uma forma de te protegeres contra esta falha de segurança, mas não é a certamente a forma mais prática. Se queres evitar ter as tuas passwords roubadas, podes 'bloquear' o acesso à Keychain, implementando uma password de acesso adicional.

Assim como referiu o 9to5Mac, não se sabe se a Apple já está a par desta falha de segurança. Devido à sua óbvia gravidade, o mais provável é que a empresa negoceie condições com Linuz Henze para conseguir obter mais informações.

Editores 4gnews recomendam:

Apple é acusada de bloquear os próprios carregadores

Norueguês tem a sua vida salva…por um Apple Watch!

Apple aconselhada por analista a avançar para a compra da Netflix

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.