macOS Catalina já está disponível. Conhece aquilo que muda

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Apresentado ao mundo em junho deste ano, na WWDC, eis que o macOS Catalina chega hoje aos utilizadores Mac. Este é a mais recente versão do sistema operativo que a Apple desenvolve para os seus computadores.

Se és detentor de um Mac compatível, está na hora de descarregar, gratuitamente, o novo macOS Catalina. Para tal, deves dirigir-te a Preferências do Sistema - Atualização de Software.

Equipamentos compatíveis com o macOS Catalina

  • MacBook Air 2012 e posterior
  • MacBook Pro 2012 e posterior
  • Mac Pro 2013 e posterior
  • iMac 2012 e posterior
  • iMac Pro
  • Mac mini 2012 e posterior
  • MacBook de 12 polegadas

macOS Catalina marca o fim do iTunes

Um dos marcos associados ao macOS Catalina é o fim do iTunes. Esta popular aplicação de reprodução de multimédia está agora dividida em três aplicações: Música, Podcasts e Apple TV.

Já a sincronização com o teu iPhone passará a ser feita por intermédio do Finder. A Apple decidiu ainda juntar as aplicações "Find My Device" e "Find My Friends". Assim nasce "Find My", que permitirá localizar equipamentos através de Bluetooth.

iPad passa a ter uma maior interação com o teu Mac

Outra das novidades trazidas pelo macOS Catalina é a possibilidade de correr aplicações desenhadas para o iPad no Mac. Esta funcionalidade dará um novo vigor às aplicações desenhadas para os tablets da Apple.

Por falar em iPad, temos ainda a nova funcionalidade Sidecar. Em síntese, a Sidecar permite que uses o teu iPad como um ecrã secundário do Mac.

A grande vantagem desta funcionalidade é a sua compatibilidade com a Apple Pencil. Isto será particularmente importante para artistas, que poderão desenhar no seu iPad e ver os resultados no seu Mac.

Screen Time chega finalmente ao macOS

A função Screen Time chega também ao macOS Catalina. Tal como acontece no iOS, esta funcionalidade permitir-te-á saber quanto tempo passas com o teu computador. Além disso, poderás agora ver os tempos de utilização de todos os teus dispositivos Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple inundada de reclamações sobre o ecrã do iPhone 11 que risca facilmente!
  • Tim Cook refere que o iPhone 11 trará crescimento ao mundo de smartphone mais uma vez!
  • Sucesso dos iPhones 11 fazem a Apple aumentar a produção
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.