A Apple acaba de anunciar uma nova versão do seu popular MacBook Pro de 14 polegadas, e a grande estrela é o novo e potente processador M5. Sem mexer no design exterior, a Apple colocou todas as fichas em tornar o seu portátil profissional ainda mais rápido, especialmente em tarefas de Inteligência Artificial. O preço começa nos 1849 € em Portugal.
Desempenho de IA 3,5 vezes superior ao M4
Na prática, o novo chip M5 promete um desempenho de IA até 3,5 vezes superior ao do M4 e gráficos 1,6 vezes mais rápidos, graças a uma nova arquitetura que inclui um "acelerador neural" em cada núcleo da GPU. Para além do desempenho, a grande promessa que vai agradar a todos é a autonomia.
A Apple anuncia uma bateria acima da média com capacidade para durar até 24 horas. O armazenamento SSD também foi melhorado, sendo agora mais rápido a importar ficheiros ou a exportar vídeos. Terá entre 16 ou 32 GB de RAM e 512 GB a 4 TB de armazenamento, dependendo da tua preferência (e carteira).
Mantém-se o design da anterior geração
Se estavas à espera de um novo design, isso não acontece. O aspeto exterior mantém-se inalterado, o que não é uma má notícia. Continuas a ter o excelente ecrã Liquid Retina XDR, a câmara de 12 MP com Enquadramento Central, o sistema de seis altifalantes e uma boa seleção de portas. A máquina vem equipada com o novo sistema operativo macOS Tahoe.
O novo MacBook Pro de 14 polegadas com chip M5 já está disponível para pré-encomenda em Portugal no site da Apple, com um preço que começa nos 1849 €. Estará disponível nas cores preto sideral e prateado, com as primeiras entregas a chegarem a partir do dia 22 de outubro.
A Apple deixa também um recado para quem ainda tem um MacBook com processador Intel ou mesmo M1. Diz a empresa que a diferença de performance é "gigantesca". A marca afirma que o desempenho de IA pode ser até 86 vezes mais rápido em comparação com os antigos modelos Intel, e a autonomia da bateria pode aumentar em até 14 horas. Parece ser uma boa altura de upgrade para quem tem esses modelos.
Enquanto este modelo não chega e se procuras algo mais acessível, aconselho-te o MacBook Air com M4.