A próxima geração de processadores da Apple está em desenvolvimento e os primeiros modelos deverão ser anunciados ainda no final de 2023. Contudo, para o próximo ano a empresa terá um novo trunfo na manga chamado M3 Max.
Este é o processador que irá equipar a próxima geração dos portáteis MacBook Pro e as promessas de evolução são impressionantes. Segundo as previsões do jornalista Mark Gurmam, este será um componente sem rival em 2024.
M3 Max promete uma evolução impressionante face ao M2 Max
No mais recente relatório do jornalista da Bloomberg temos as primeiras informações técnicas relativamente ao M3 Max. Dados que constam de um registo que por várias ocasiões fez previsões acertadas sobre os novos processadores Apple Silicon.
Com efeito, tudo indica que o vindouro M3 Max contará com um total de 16 núcleos de processamento. Doze deles serão de alto desempenho, encarregues das tarefas mais exigentes, acompanhados de quatro de eficiência energética para tarefas menos exigentes.
A confirmarem-se estes valores, estamos perante uma adição de quatro núcleos de alto desempenho face ao M2 Max. Se este chip já revela um desempenho impressionante, o que dizer daquele que lhe sucederá.
No que concerne ao desempenho gráfico do M3 Max, espera-se a presença de 40 núcleos GPU, ou seja, mais dois que o seu antecessor. Já a memória RAM dos modelos equipados com este processador poderá chegar aos 48 GB.
TSMC fornecerá chips de 3nm em exclusivo à Apple
Uma das razões para o aumento de desempenho do vindouro M3 Max será a transição para um processo de fabrico baseado na litografia de 3 nm da TSMC. Um processo de construção que deverá ser fornecido em exclusivo à tecnológica norte-americana.
São vários os relatos de que ambas as empresas celebraram um acordo de exclusividade válido por 12 meses. O que significa que no próximo ano não haverá ninguém capaz de aceder à mesma tecnologia que a Apple.
Este acordo engloba ainda os processadores Axx Bionic, desenvolvidos para os iPhone. Ou seja, toda a linha de produtos da Apple para o final deste ano e no próximo não terá rival no que respeita à tecnologia dos seus componentes.
O novo M3 Max será incluído na próxima geração dos MacBook Pro de 14" e 16" que deverão chegar ao mercado em 2024. Citando o The Information, será impossível, pelo menos no próximo ano, desenvolver um portátil Windows com o mesmo desempenho destes MacBook Pro.
Editores 4gnews recomendam: