M2 Extreme será o poderoso processador da Apple para o Mac Pro

Carlos Oliveira
Comentar

Mark Gurman, conceituado analista da Bloomberg, divulgou recentemente as suas previsões para o futuro dos computadores da Apple. Mais concretamente, deu-nos a conhecer os primeiros detalhes do próximo chip M2 Extreme.

Segundo o que ele anuncia no seu relatório, este será o processador mais poderoso já lançado pela empresa americana. Irá posicionar-se acima do M1 Ultra e deverá ser parte integrante do tão desejado Mac Pro.

What I’m expecting Apple’s Mac lineup and M chip lineup to look like by the end of next year https://t.co/Ofu4krE776 pic.twitter.com/gF377U8xpG

— Mark Gurman (@markgurman) 14 de março de 2022

M2 Extreme deverá acoplar quatro chips M2 Ultra

A apresentação do M1 Ultra trouxe uma nova tecnologia para o mercado que a Apple apelidou de UltraFusion. Esta abordagem permitiu à americana juntar dois M1 Max para criar esse poderoso processador.

Essa será a ideologia que a Apple deverá seguir para o lançamento do M2 Extreme. O próximo suprassumo da gigante americana irá nascer da junção de quatro unidades do M2 Ultra para oferecer um desempenho impressionante.

Segundo o que avança Mark Gurman, isto irá traduzir-se num processador com 48 núcleos CPU e até 128 núcleos GPU. Números impressionantes que serão dignos de uma máquina arrebatadora como o que se espera do próximo Mac Pro.

Apple Mac Pro

A juntar à quantidade de núcleos que o suposto M2 Extreme terá, devemos considerar a arquitetura e litografia do processador da Apple. Ou seja, os ganhos de desempenho face à atual geração poderão ser astronómicos.

Assim devemos relembrar que os atuais M1 são baseados na arquitetura do A14 Bionic utilizado nos iPhone 12. Já os M2 poderão basear-se no A15 ou mesmo no A16, o que seria um salto impressionante.

A distribuição da nova linha de processadores M2

Mark Gurman apontou ainda de que forma a Apple poderá distribuir a geração M2 pelos seus novos equipamentos. Em primeiro lugar, teremos os produtos dirigidos aos profissionais que se distribuirão da seguinte forma:

  • MacBook Pro (14" e 16") - M2 Pro e M2 Max
  • iMac Pro - M2 Pro e M2 Max
  • Mac Studio - M2 Max e M2 Ultra
  • Mac Pro - M2 Ultra e M2 Extreme

Em seguida temos uma categoria dirigida para utilizadores menos exigentes, mas que gostam dos produtos da Apple. A saber:

  • MacBook Air - M2
  • MacBook Pro (13") - M2
  • iMac (24") - M2
  • Mac Mini - M2 e M2 Pro

O analista dá ainda conta da apresentação de um novo Pro XDR Display, agora com uma resolução 7K. Ainda assim, não foi divulgado nenhum calendário para a revelação destes produtos.

Segundo alguns rumores, o novo MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas devem ser anunciados ainda em 2022. Já modelos como o novo Mac Mini ou o Mac Pro só deverão ser anunciados em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.