Mark Gurman, conceituado analista da Bloomberg, divulgou recentemente as suas previsões para o futuro dos computadores da Apple. Mais concretamente, deu-nos a conhecer os primeiros detalhes do próximo chip M2 Extreme.
Segundo o que ele anuncia no seu relatório, este será o processador mais poderoso já lançado pela empresa americana. Irá posicionar-se acima do M1 Ultra e deverá ser parte integrante do tão desejado Mac Pro.
M2 Extreme deverá acoplar quatro chips M2 Ultra
A apresentação do M1 Ultra trouxe uma nova tecnologia para o mercado que a Apple apelidou de UltraFusion. Esta abordagem permitiu à americana juntar dois M1 Max para criar esse poderoso processador.
Essa será a ideologia que a Apple deverá seguir para o lançamento do M2 Extreme. O próximo suprassumo da gigante americana irá nascer da junção de quatro unidades do M2 Ultra para oferecer um desempenho impressionante.
Segundo o que avança Mark Gurman, isto irá traduzir-se num processador com 48 núcleos CPU e até 128 núcleos GPU. Números impressionantes que serão dignos de uma máquina arrebatadora como o que se espera do próximo Mac Pro.
A juntar à quantidade de núcleos que o suposto M2 Extreme terá, devemos considerar a arquitetura e litografia do processador da Apple. Ou seja, os ganhos de desempenho face à atual geração poderão ser astronómicos.
Assim devemos relembrar que os atuais M1 são baseados na arquitetura do A14 Bionic utilizado nos iPhone 12. Já os M2 poderão basear-se no A15 ou mesmo no A16, o que seria um salto impressionante.
A distribuição da nova linha de processadores M2
Mark Gurman apontou ainda de que forma a Apple poderá distribuir a geração M2 pelos seus novos equipamentos. Em primeiro lugar, teremos os produtos dirigidos aos profissionais que se distribuirão da seguinte forma:
- MacBook Pro (14" e 16") - M2 Pro e M2 Max
- iMac Pro - M2 Pro e M2 Max
- Mac Studio - M2 Max e M2 Ultra
- Mac Pro - M2 Ultra e M2 Extreme
Em seguida temos uma categoria dirigida para utilizadores menos exigentes, mas que gostam dos produtos da Apple. A saber:
- MacBook Air - M2
- MacBook Pro (13") - M2
- iMac (24") - M2
- Mac Mini - M2 e M2 Pro
O analista dá ainda conta da apresentação de um novo Pro XDR Display, agora com uma resolução 7K. Ainda assim, não foi divulgado nenhum calendário para a revelação destes produtos.
Segundo alguns rumores, o novo MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas devem ser anunciados ainda em 2022. Já modelos como o novo Mac Mini ou o Mac Pro só deverão ser anunciados em 2023.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple: design de próximo Mac mini é alvo de discórdia
- Apple deve tomar medida altamente controversa nos iPhone 14
- iOS 15.4 traz finalmente o suporte ao Face ID com máscara no teu iPhone