A Mercedes-Benz decidiu mudar as regras do jogo no segmento dos monovolumes. Conhecida pelos seus berlina topo de gama e SUVs cheios de presença, a marca alemã quer agora provar que até um monovolume pode ser sinónimo de luxo.
Com direito a bancos reclináveis, ecrã 4K de 65 polegadas e 42 altifalantes, o Vision V é um concept car elétrico que mais parece uma sala de estar sobre rodas do que um veículo de transporte.
Uma limusina disfarçada de monovolume (ou vice-versa)

A Vision V foi pensada para ser tudo, menos convencional. Trata-se de um monovolume 100% elétrico criado de raiz, não só como demonstração de luxo, mas também como montra da nova geração de plataformas modulares da marca — a Van.EA (elétrica) e a Van.CA (a combustão). Ambas servirão de base para futuros modelos, com estreia marcada para 2026.
Mas este conceito vai muito além do design ou da tecnologia de base. A Mercedes descreve-o como um monovolume "concebido como uma limusina com condutor", e a ideia é mesmo essa: dar um salto em frente no transporte de luxo, especialmente para mercados onde os monovolumes premium já fazem sucesso, como o Japão e a China.

Agora, a ambição é conquistar também os EUA e a Europa, onde ainda há quem torça o nariz a veículos com portas de correr.
Sim, é um monovolume — mas parece saído de Star Trek

À primeira vista, o Vision V continua a ser um monovolume. Mas basta olhar duas vezes para perceber que está longe do típico veículo de transporte. As linhas laterais bem vincadas, o tejadilho inclinado e a porta traseira com uma assinatura luminosa circular remetem diretamente para a ficção científica — com inspiração clara nos motores de impulso da nave Enterprise.
E o impacto visual não fica por aí: a grelha dianteira com acabamento espelhado, as jantes monobloco de 24 polegadas brilhantes e o capô com duplas saliências remetem para o universo Maybach — ou seja, o patamar mais elevado do luxo da Mercedes. O tradicional ornamento da estrela de três pontas mantém-se orgulhosamente no capô.
Um lounge sobre rodas — com cinema incluído

Se o exterior já impressiona, o interior leva a fasquia ainda mais alto. A começar pela divisória que separa o habitáculo do condutor da zona traseira: uma parede com vidro eletrocromático que pode mudar de transparente para opaco num segundo, garantindo privacidade total aos passageiros.

Este vidro especial estende-se também às janelas laterais, dispensando películas escuras e oferecendo um controlo total da luminosidade do interior. É mais um exemplo de como o Vision V quer redefinir o que esperamos de um monovolume.

O espaço interior é dominado por dois bancos traseiros com design tubular e reclinação completa, graças ao amplo espaço disponível. Os cintos de segurança estão integrados diretamente nos bancos, permitindo um ajuste total sem comprometer a segurança.

À frente destes tronos modernos, uma televisão 4K de 65 polegadas ergue-se da divisória central — ideal para ver filmes, jogar ou transformar o veículo num verdadeiro centro de entretenimento. E sim, o sistema sonoro inclui nada menos do que 42 altifalantes estrategicamente posicionados.

O ambiente é rematado por uma combinação de branco estilo Apple Store com alumínio polido, acompanhado por iluminação ambiente multicolor que já se tornou imagem de marca dos interiores Mercedes. O habitáculo transmite a sensação de um lounge elegante e acolhedor, mas sem nunca parecer apertado, apesar do volume de tecnologia e equipamento instalado.

Ainda é um conceito — mas não está assim tão longe da realidade
Apesar do visual arrojado e do interior de sonho, o Vision V ainda não é um modelo de produção. A Mercedes garante, no entanto, que está a considerar seriamente a construção de um monovolume de luxo baseado neste conceito, aproveitando as novas plataformas Van.EA e Van.CA.
Para já, não foram reveladas especificações técnicas — potência, autonomia, capacidades — mas a ideia parece clara: o Vision V é o ponto de partida para um novo capítulo no luxo automóvel da Mercedes-Benz, onde até um monovolume pode ser símbolo de estatuto.
