Cerca de dez anos após a sua chegada aos telemóveis Android de todo o mundo, o Lollipop, ou Android 5.0, deixa oficialmente de ter qualquer tipo de suporte.
Há muito que a Google tinha deixado de lançar atualizações mensais e patches de segurança para esta versão, mas os serviços do Google Play mantinham um conjunto de recursos para os dispositivos que ainda usavam o Lollipop, como backups ou de autenticação.
Agora, a representar menos de 1% do Universo de dispositivos com Android em utilização, a versão 5.0 deixa definitivamente de ser suportada pela Google.
Um dos maiores ‘saltos’ na evolução do Android
Apesar do fim do suporte oficial ao Android Lollipop, os utilizadores que insistirem em usar dispositivos com esta versão poderão mantê-los em funcionamento.
No entanto, tal como acontece com qualquer SO que perde o suporte oficial, não existirão mais atualizações de funcionalidades e, sobretudo, de segurança, ao mesmo tempo que muitas Apps já não poderão correr nos respetivos dispositivos.
Quando foi introduzido no mercado, em novembro de 2014, o Lollipop representou um salto significativo nas versões do Android, quer ao nível das ferramentas de desenvolvimento, quer em termos de evolução de UI, rapidez de funcionamento e desempenho das Apps, bem como integração em ambientes de workplace.
Agora, são os responsáveis da Google a ‘encorajar fortemente’ os utilizadores a uma migração para novas versões do Android, de forma a obterem as ‘funcionalidades mais recentes e as melhorias de segurança’.
Com esta decisão, a versão mais antiga do Android com suporte oficial dos serviços do Google Play passa a ser a 6.0. Há precisamente um ano tinha sido a vez do Android 4.4 KitKat a deixar de ter suporte oficial.