23 serviços para cidadãos e 127 para empresas
Depois de renovada a app gov.pt, Portugal continua a trilhar o caminho para a transformação digital dos serviços públicos. A nova Loja de Cidadão virtual está já online e operacional. Aqui, os portugueses vão encontrar 23 serviços para os cidadãos particulares e 127 direcionados para empresas.
Entre os serviços disponíveis para particulares, estão:
- Renovação/cancelamento do Cartão do Cidadão
- Alteração de morada do Cartão do Cidadão
- Ativar/alterar/cancelar Chave Móvel Digital
- Renovar a Carta de Condução
- Consultar pontos na Carta de Condução
- Registar nascimentos
- Iniciar processo de casamento
Estes são apenas alguns dos serviços públicos disponíveis para particulares. Já para as empresas, o leque de serviços é ainda maior e até permite criar uma empresa através da nova plataforma digital.
A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado avança, em comunicado, que os serviços agora disponibilizados online fazem parte de uma seleção inicial feita com base na frequência de utilização e relevância. O objetivo é assegurar que os cidadãos portugueses, assim como as empresas têm as suas necessidades respondidas (via TSF).
Replicar atendimento humano das lojas físicas
A nova Loja do Cidadão virtual quer também replicar o atendimento humano fornecido nas lojas físicas. Para isso está disponível um atendimento humano, em ambiente digital, ou seja, por videcochamada.
No entanto, este tipo de atendimento tem de ser solicitado e é feito por agendamento. Tudo para garantir a disponibilidade e acompanhamento adequado ao cidadão ou empresa que peça este serviço.
A Agência para a Reforma Tecnológica do Estado garante ainda que esta nova plataforma vai evoluir gradualmente. Tudo para que a interação entre Estado e pessoas esteja mais alinhada no que respeita a responder às necessidades dos cidadãos e empresas.
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