Uma loja de aplicações só é relevante se tiver aplicações. E isso significa ter as aplicações mais populares, entre as quais os jogos. Por isso, é com preocupação que a Samsung terá recebido a notícia da retirada de um dos jogos mais populares da Galaxy Store.
Segundo noticia o SamMobile, a Epic Games renovou o Fortnite os restantes jogos do seu catálogo da Galaxy Store. Aparentemente, o motivo prende-se com o facto de a Samsung ter uma nova política de bloqueio do side-loading (instalação de apps de outras lojas).
O esclarecimento foi dado precisamente por Tim Sweeney, CEO da Epic Games, numa publicação na rede social X. “Infelizmente, o Fortnite e os nossos outros jogos deixarão a Samsung Galaxy Store em protesto contra a nova política de bloqueio de side-loading”, começou por dizer.
Política de bloqueio do side-loading na origem da retirada dos jogos
O executivo afirmou ainda que “esta mudança impede que os utilizadores instalem lojas concorrentes e é um problema com que lutamos e vencemos no julgamento anticoncorrência US Epic contra Google US”.
É importante realçar que os utilizadores deixam apenas de poder instalar os jogos da Epic Games, como o Fortnite, através da Galaxy Store. O executivo afirma que os dispositivos da Samsung continuam a ser compatíveis com esse e outros jogos.
Tal como o SamMobile esclarece, esta posição da Epic Games surge após a Samsung ter lançado a funcionalidade de segurança Auto Blocker na One UI 6.0. Basicamente, quando esta se encontra ativa, impede o denominado side-loading. E com a One UI 6.1.1 a funcionalidade passou a estar ativa por defeito.
Se tiveres um smartphone ou tablet Galaxy com a One UI 6.1.1, não poderás fazer side-loading de apps em lojas de terceiros se não desativares a função de segurança. Resta saber se a Samsung vai manter esta prática ou se vai adequar as medidas para trazer os jogos da Epic Games à sua loja de apps.