É sempre estranho ouvir falar em mudanças de logotipo, principalmente em marcas muito conhecidas do público e com uma identidade muito forte. Um exemplo disso é a Apple, que, aparentemente, vai ter mudanças de símbolo no iPad.
Antes de mais, importa salientar que a alteração não deverá ser muito pronunciada. Posto isto, não é expectável ver um ícone irreconhecível, até porque a principal diferença deve mesmo ser a orientação.
A possível mudança tem a ver com os hábitos do utilizador
Posto isto, fica a pergunta: porquê a mudança? De acordo com a 9to5 Mac, especialista em assuntos da Apple, o iPad sempre foi usado principalmente na vertical, em orientação retrato.
Contudo, com o passar do tempo, a Apple tem reparado que grande parte dos utilizadores tem aproveitado mais os recursos como se o iPad fosse um laptop. Isto faz com que o usem, mais frequentemente, com a orientação paisagem.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, já nos dizia a gíria popular. Neste caso, trocamos as “vontades” por “logotipo” e a condição pode ser verdadeira na mesma. Quem o sugere é mesmo a designer industrial da Apple.
Segundo Molly Anderson, “isso pode mudar” num futuro próximo e o iPad poderá ficar “de cabeça para baixo”. A própria destaca que o dispositivo é usado de várias formas, mas o crescente uso do modo paisagem faz a empresa pensar nessa mudança.
Não há uma data definida para a alteração do logotipo
Na entrevista dada por Anderson, não ficou claro quando é que essa alteração poderá acontecer. Aliás, ao dizer que “pode mudar”, a representante da Apple apenas assume uma possibilidade. No entanto, o facto de a colocar em cima da mesa, faz supor que tal pode mesmo vir a acontecer.
Como refere a mesma fonte, quando foi lançada a 10ª geração do iPad em 2022, a Apple mudou a câmara frontal para o centro do ecrã, quando o iPad é usado no modo paisagem. Essa condição também se aplicou no M2 iPad Air e no M4 iPad Pro.
Desta forma, fica aberta a possibilidade de uma ligeira mudança no logotipo.