Precisamos de recuar até 2017 para o lançamento do Livro de Reclamações Eletrónico (LRE) em Portugal. Daí para cá passaram 7 anos e esta plataforma revela que já foram recebidas mais de 1 milhão de reclamações.
Em detalhe, e a celebrar o seu sétimo ano de atividade, são 1 091 866 reclamações. Segundo o que é revelado, o setor de atividade com mais reclamações são os serviços de comunicações eletrónicas com 313 576 reclamações.
Serviços de comunicações eletrónicas lideram reclamações
Logo de seguida, encontramos os serviços de rede e serviços postais, com 157 471 reclamações, eletricidade com 70 122, serviços financeiros com 46 350 e equipamentos elétricos e eletrónicos 45 106.
De realçar que são 35 as Entidades Reguladoras/Fiscalizadoras registadas no LRE. Destaca-se a ANACOM que lidera o tratamento de reclamações no formato eletrónico com 476 413. É seguida pela ASAE com 242 981, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos com 119 058, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes com 55 506 e o Banco de Portugal com 50 738.
Conta com mais de 406 605 empresas e profissionais de todas as áreas de atividade económica registadas. Também foram registados 33 888 pedidos de informação dirigidos às entidades fiscalizadoras ou reguladoras. Houve também 6 592 elogios e 3 245 sugestões dirigidos às empresas e profissionais.
Podes consultar todos os dados estatísticos publicamente e no site do livro de reclamações.