Live streams dominaram 2019! Não imaginas quantas horas foram contabilizadas

Vitor Urbano
Comentar

A par com o crescimento constante do universo gaming, o mundo das live streams tem apresentado um crescimento exponencial. Especialmente desde que mais plataformas começam a fazer frente ao Twitch.

De acordo com o relatório anual publicado pela StreamElements e Arsenal, ao todo foram contabilizadas quase 13 mil milhões de horas gastas em live streams. Para teres uma melhor ideia, isto equivale a sensivelmente 1,5 milhões de anos!

Live Streaming 2019

Twitch continua a dominar mas 2020 promete competição à séria!

Como seria de esperar, este relatório confirma uma vez mais o total domínio do Twitch no que respeita ao universo das live streams. A plataforma da Amazon contabilizou um total de 9,34 mil milhões de horas, sendo seguida pelo YouTube Gaming que se ficou pelas 2,68 mil milhões de horas.

Ranking de plataformas mais populares

No entanto, o próximo ano promete um maior equilíbrio nestas contas, especialmente considerando o grande crescimento do Mixer e Facebook Gaming. Apesar de ambas as plataformas não terem conseguido alcançar mil milhões de horas de visualização, apresentaram um crescimento impressionante.

Quando comparado com a sua prestação do ano passado, o Mixer da Microsoft apresentou um crescimento de 149%, enquanto o Facebook Gaming cresceu ainda mais com 210%.

No caso da plataforma da Microsoft, espera-se que o crescimento em 2020 seja ainda maior, considerando os seus grandes investimentos. Relembro que a empresa "roubou" ao Twitch alguns dos seus maiores streamers, como por exemplo o Ninja e Shroud.

Ranking de jogos mais populares

Fortnite deixou de ser o mais popular jogo para quem assiste a Live streams

Ao contrário do que seria esperado, o Fortnite perdeu a primeira posição no ranking de jogos mais populares nas plataformas de live streams. Este ano, foi o League of Legends (LoL) que conquistou o título, tornando-se o mais popular jogo nas diversas plataformas.

Outro jogo que merece destaque é o World of Warcraft (WoW), que conseguiu alcançar um total de 372 milhões de horas de visualizações. Muito provavelmente, este grande crescimento deveu-se ao lançamento do WoW Classic, que rapidamente se tornou viral.

Ainda na lista de jogos mais populares, é preciso destacar o Grand Theft Auto V (GTA V) que saltou da 10ª para a 4ª posição, apresentando um crescimento de 277%.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.