Para quem usa Linkedin, não é propriamente uma novidade dizer que a esmagadora maioria das conexões são tudo menos proveitosas para ambas as partes. De forma a tentar melhorar essa condição, o Linkedin está a desenhar uma nova funcionalidade da app, chamada "Catch Up".
Posto isto, não há como não surgir a seguinte questão: para que serve? Ora bem, tal como noticia o portal de notícias da TechCrunch, a "Catch Up" tem como missão destacar o que de mais importante acontece com as tuas conexões. Desde empregos novos, a aniversários de trabalho, ou até à possibilidade de estarem em processo de recrutamento, a nova funcionalidade permitir-te-á estar a par de tudo de forma mais orgânica.
"Catch Up" e "Crescer" são as novas apostas
Outra nova funcionalidade que o Linkedin terá e que pode melhorar, eventualmente, a experiência do utilizador, chama-se "Crescer" e, tal como o nome indica, tem o objetivo de fazer com que o utilizador "cresça" dentro da app. Ou seja, terá, dentro da aba em questão, solicitações de conexão, convites para eventos, assim como recomendações.
Para além destas adaptações que o Linkedin planeia fazer em breve, destaca-se, ainda, a utilização da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta chave para o utilizador. Em que pode a IA ajudar ao certo? De acordo com a mesma fonte de informação, ao analisar os dados de ambos os perfis (do mensageiro e do recetor), este recurso formula uma mensagem o mais adequada possível, com base nas instruções dadas por quem envia a mensagem.
IA do Linkedin ajuda-te a desenvolver skills de comunicação
Ainda que a ideia implementada se destaque, não é a primeira vez que o Linkedin recorre a IA para melhorar a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, é possível recordar, por exemplo, o lançamento de ferramentas de escrita, capazes de construir perfis ou anúncios, com o intuito de fomentar conversações acerca de possíveis recrutamentos.
É possível ainda, relembrar que há bem pouco tempo, mais concretamente no mês de outubro de 2023, o próprio Linkedin introduziu Inteligência Artificial, com o intuito de ensinar os utilizadores sobre como melhorar os seus skills, ao nível das relações interpessoais que estabeleciam.
Com base na informação publicada pela TechCrunch, sabe-se que o Linkedin fez um anúncio recente que deu conta de que cerca de 85% dos norte-americanos estariam a considerar partir em busca de novas oportunidades profissionais. Assim sendo, o Linkedin tem procurado estar o mais funcional possível, numa altura em que, previsivelmente, será muito solicitado.