KRACK - LineageOS atualiza as suas ROM's face a esta ameaça via Wi-Fi

Rui Bacelar
LineageOS KRACK ROM Wi-Fi
A comunidade apressou-se a corrigir esta vulnerabilidade

A comunidade LineageOS apressou-se a atualizar todas as compilações (builds) oficiais da ROM Lineage OS 14.1 com uma correção de segurança específica para prevenir os ataques KRACK que utilizam uma nova vulnerabilidade no protocolo WPA2 que é utilizado na esmagador maioria das conexões Wi-Fi fechadas.

Vê ainda: Consegue aqui os Live Wallpapers do Google Pixel 2 para o teu Android

Sobre o esta ameaça KRACK já ontem aqui demos a conhecer de que se trata e como opera, podem ler mais sobre o assunto aqui, na 4gnews. Estes ataques de re-instalação forçada das chaves de segurança foram descobertos muito recentemente pelo senhor Mathy Vanhoef da agência imec-DistriNet, KU Leuven.

De acordo com krackattacks.com um hacker que esteja próximo da vítima pode enfraquecer seriamente o protocolo de segurança WPA2 que é utilizado para proteger mais de 90% de todas as redes Wi-Fi. Para tal utiliza uma série de taques de re-instalação forçada das chaves de segurança e em última análise poderão ver a informação que até agora estaria encriptada.

ROM LineageOS 14 torna-se imune à ameaça KRACK que visa as redes Wi-Fi

Desde números de cartões de crédito a passwords, emails, fotografias, a lista continua.

O ataque funciona contra todas as atuais redes Wi-Fi protegidas por este protocolo e escusado será dizer que o teu iPhone ou Android também utiliza uma conexão Wi-Fi.

A Google já disse que estava a trabalhar no próximo pacote de segurança datado de 6 de novembro de 2017 mas ainda faltam uns bons dias ou semanas até que comece a chegar aos Google Pixel, quanto muito aos restantes Android's. Até lá, uma das ROM's mais seguras será mesmo a mais recente LineageOS 14.1.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Em breve teremos também a ROM LineageOS 15, essa já baseada no Android Oreo que continua a ser desenvolvida pela comunidade Lineage, demorando um pouco mais até estar disponível.

De momento a equipa não forneceu uma data concreta para a chegada desta ROM, aguardemos.

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 Porsche Design – A beleza repete-se este ano!

Depois do Moto M, este é o novo Motorola Moto Green Pomelo da Lenovo

Samsung Galaxy A5 (2018) e Galaxy A7 (2018) completamente revelados

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).