LineageOS - BlueBorne motiva a chegada desta importante atualização!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A sucessora da ROM extremamente popular CyanogenMod chama-se LineageOS e caracteriza-se por ser uma alternativa livre e de código aberto (open source) às ROM's de fábrica que as construtoras utilizam nos seus dispositivos Android. Agora, a sua atual versão LineageOS 14 recebeu uma grande atualização de segurança para fazer frente à ameaça do BlueBorne.

Vê ainda: Honor V10 revela a sua face nas primeiras fotos reais deste Android

A sua próxima versão, a LineageOS 15 já começa a estar disponível, ainda que de forma não oficial, para vários dispositivos mas o melhor será mesmo esperar até que a equipa da LineageOS acabe o desenvolvimento e testes para que finalmente o Android Oreo fique disponível para virtualmente todos os utilizadores dispostos a instalar esta ROM.

O que é a LineageOS?

Ants de mais, o que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela?

A LineageOS é a sucessora da TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

Novidades para a LineageOS

A equipa de desenvolvedores da LineageOS acabou de partilhar os pormenores e novidades deste que viria a ser uma grande atualização de segurança para esta ROM. Apesar de o grande público estar mais interessado na data de chegada da LineageOS 15 oficial, para já ainda não existem informações oficiais nesse sentido.

De qualquer forma o trabalho já estará bastante avançado portanto esperem novidades para breve.

A nível de novidades, em primeiro lugar temos um reforço da privacidade materializado na Privacy Guard, funcionalidade cuja interface recebeu também um face-lift, conta agora com uma nova UI.

Cumpre ainda mencionar as melhorias de funcionalidade no AudioFX que pode agora controlar mais parâmetros. Até mesmo o gestor de atualizações (LineageOS updater) foi atualizado com melhorias gráficas e funcionais.

A ameaça do BlueBorne é bem real

Acima de tudo, a grande novidade é mesmo a atualização de segurança que, para além de incluir as correções (patches) de segurança fornecidas pela Google, relativas ao mês de setembro, conta agora com uma proteção contra o vetor de ataque BlueBorne.

Para além de todas as correções e melhorias de segurança para contrapor a ameaça representada pelo BlueBorne, a LineageOS está mais estável e corrigiu vários bugs ou erros nesta última versão.

A mais recente ameaça chama-se BlueBorne e foi identificada na semana passada pela agência de segurança YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu, costumas utilizar esta custom ROM no teu dispositivo?

Outros assuntos relevantes:

Apple, o iPhone 8 Plus é o teu melhor smartphone

Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

As 10 aplicações que deverás instalar no teu Apple iPhone 8!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.