LineageOS 15.1 com Android Oreo 8.1 para o Samsung Galaxy S7

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Tens um smartphone Samsung Galaxy S7? Queres experimentar e utilizar já as novidades do Android Oreo 8.1 no teu dispositivo? Já ouviste falar na ROM LineageOS 15.1? Se queres saber a resposta a todas estas perguntas segue este artigo. No final de tudo saberás como instalar esta ROM, sem problemas no Galaxy S7 com o processador Exynos, a variante mais popular na Europa.

Em finais de 2017 o smartphone Samsung Galaxy S7 continua a ser uma máquina perfeitamente capaz de te dar uma ótima experiência de utilização. Aliás, a marca vai atualizar oficialmente este Samsung para o Android Oreo durante a primeira metade de 2018. A espera pode ser longa e para quem não quiser aguentar este hiato sem as novidades no seu dispositivo temos boas notícias.

Vê ainda: d

Através da ROM LineageOS 15.1, já baseada no Android Oreo 8.1, poderás usufruir de todas as suas funções no teu smartphone. Caso não querias optar por uma Custom ROM ou ROM personalizada poderás, repito, esperar pela distribuição oficial. Esta terá lugar a partir de 2018 mas para além disso a marca não forneceu qualquer data exata para a sua chegada.

Android Oreo 8.1 no Samsung Galaxy S7? Sim, é possível com a LineageOS

Já por sua vez, o Android Oreo 8.1 é a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Aliás, foi anunciada muito recentemente, no dia XDA Developers, chega-nos a LineageOS 15.1. Trata-se de uma ROM personalizada ou custom ROM para este Samsung Galaxy S7 e já conta com todas as grandes novidades do Android Oreo 8.1.

Note-se que a LineageOS é a continuação, a sucessora direta da Cyanogen, uma empresa e popular comunidade dedicada ao desenvolvimento de ROM's não oficiais para vários dispositivos. Aliás, uma das mais populares, estáveis e seguras. Agora, é a LineageOS que carrega o seu estandarte.

Desde os seus papeis de parede, atualizações de segurança e últimos patches da Google (dezembro), até mesmo novo launcher e várias outras funcionalidades do Android Oreo 8.1. Tudo isso já pode ser instalado no teu Samsung Galaxy S7 e para isso compilamos este guia passo-a-passo.

Como instalar o Android Oreo 8.1 no Samsung

Note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deverá ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android.

Caso não sigas este guia passo a passo, então poderás ter o teu smartphone brickado. Perderás também a garantia ao instalar uma ROM não oficial como é o caso desta LineageOS 15.1.

A 4gnews não se pode responsabilizar por qualquer dano, reparável ou não, que o leitor possa fazer caso não siga estas instruções à risca. Feito o aviso, procede com precaução, passo-a-passo. Vamos então!

Como instalar o Android Oreo no Samsung Galaxy S7:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros LineageOS 15 (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Samsung Galaxy S7
  3. Desliga o teu Samsung Galaxy S7. Carrega no botão aumentar Volume + botão central Home no teuSamsung Galaxy S7 enquanto carregas também no botão Power – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo AOSP ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado. O primeiro boot pode demorar algum tempo

Arquivos / ficheiros necessários – LineageOS 15.1 e a TWRP

  • Descarrega aqui a ROM
  • Descarrega aqui a TWRP
  • Descarrega aqui as Gapps
Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara e outros parâmetros. Aliás, a ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público. Contudo, o GPS ainda não estará a funcionar a 100%

LineageOS 15.1 está estável para o Samsung Galaxy S7

Mesmo assim, e como em qualquer outra ROM, poderás encontrar alguns erros ou bugs. É sempre uma hipótese, até mesmo nas compilações oficiais, fornecidas pelas marcas.

Aqui, a vantagem é que todos eles estão a ser debatidos e corrigidos depois da sua deteção. Tal como podes ver na sua página dedicada no fórum XDA. Poderás também acompanhar os comentários dos utilizadores e o relatório de qualquer erro que possa surgir.

Espero que corra tudo na perfeição e caso tenhas alguma dúvida deixa-nos as tuas questões aqui em baixo, nos comentários. Mais uma vez, procede por tua conta a risco na instalação desta LineageOS 15.1

Assuntos relevantes na 4gnews:

Asus ZenFone Max Plus (M1) chegará às lojas com preço absurdo?

S9

alaxy A8 e Galaxy A8+ 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.