LineageOS - alternativa ao Android já celebrou o 1.º aniversário

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Durante vários anos, assim que o sistema operativo Android se tornou bastante popular, as ROM's utilizadas pelas fabricantes eram...bastantes personalizadas. Bem pesadas e os recursos dos smartphones era...bastante limitados. Até mesmo os topos de gama como o Galaxy SIII ou LG G2 se debatiam para esconder os lags, as pequenas lentidões ou arrastamentos. Rapidamente surgiu uma alternativa, a CyanogenMod que acabou por dar lugar à LineageOS.

Com efeito, a CyanogenMod era um autêntico Santo Grall para todos os utilizadores Android que se fartavam de ver o seu dispositivo lento. Para aqueles dispostos a aventurar-se nas Custom ROM's ou ROM's personalizadas. Para todos aqueles que entretanto não perderam a paciência e investiram num dispositivo iOS da Apple.

Vê ainda: Qualcomm – Snapdragon 845 já revelou o seu poder

Durante vários anos a CyanogenMod foi a alternativa ao Android que as marcas nos empurravam nos seus smartphones. Contudo, a CyanogenMod chegou a um abrupto fim no final do ano passado quando a Cyanogen Inc. fechou, de vez.

LineageOS, a nova alternativa ao Android

Contudo, parte do seu legado manteve-se vivo e de boa saúde. A enorme comunidade de programadores e utilizadores que ao longo dos anos foi conquistando. Em número suficiente para se reorganizarem e fundarem uma empresa de tecnologia independente no início deste ano. Nascia assim a LineageOS.

Das cinzas da CyanogenMod nasceu a LineageOS que hoje conhecemos.Herdando a enorme comunidade de utilizadores da CyanogenMod, que nunca receberam grande apoio da Cyanogen Inc em primeiro lugar...Toda esta comunidade renasceu sob o novo nome, a nova alternativa ao Android. A LineageOS.

Em boa verdade foi ontem, dia 24 de de dezembro que se celebrou o aniversário da formação da Lineage. O novo projecto publicou no seu blog oficial uma publicação bem interessante.

LineageOS celebra o seu 1º aniversário

Aí, a LineageOS detalhe vários números e estatísticas que nos dão uma noção da sua escala e amplitude. Com cerca de 180 dispositivos podendo usufruir desta alternativa ao Android fornecido pelas construtoras.

Com 1.7 milhões de verificações únicas aos dispositivos nos últimos 90 dias. Com mais de 700 pessoas a contribuirem para levar este projecto a bom porto, sendo 65% delas tradutoras. Uma comunidade unida e com sinais de crescimento sustentável.

Revela ainda quais os dispositivos que mais utilizam a LineageOS em vez da ROM oficial da marca. Sendo eles o OnePlus One, o Samsung Galaxy S3, o Xiaomi Redmi Note 4, os Motorola Moto G4/G4 Plus (utilizam a mesma build/ compilação). Ao passo que os 5 países que mais usufruem desta LineageOS são a Índia, a China, o Brasil, a Rússia e a Alemanha.

O projecto parece estar no bom caminho e muito em breve teremos uma nova compilação oficial, baseada no Android Oreo 8.1 já pronta pra todos estes smartphones. Onde a Cyanogen falhou, a LineageOS parece ter aprendido. Espero muito sinceramente que o futuro continue a sorrir a este projecto que já passou pela sua primeira Primavera!

Bom Natal!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

comm

reo 8.0 chega oficialmente com a OxygenOS 5.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.