LineageOS 15 traz o Android Oreo ao mítico Motorola Moto G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Android Oreo chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, Xiaomi Mi A1 vs Xiaomi Mi 5X – Qual o smartphone a escolher?

A gigante tecnológica disponibilizou o código fonte (open source) no dia do lançamento oficial deste novo Android e desde então os programadores não tiveram tempo para descansar. O resultado? Um dos mais icónicos smartphones da Motorola, o Moto G original, pode agora usufruir das várias novidades do Android Oreo. Em seguida explicamos-te como.

LineageOS 15 já pode ser instalada no Motorola Moto G

Lançado em 2013 este modesto smartphone rapidamente se tornou num sucesso de vendas e um autêntico mito no Brasil. Note-se que na altura era raro encontrar um smartphone Android de gama média que não ficasse lento e causasse frustrações aos seus utilizadores.

Para contrariar este facto, a Motorola lançou o Moto G original a um preço bem competitivo, com especificações capazes mas a chave do sucesso foi mesmo a sua UI (user interface) muito próxima do Android puro.

Desta forma o software não sobrecarregava o hardware limitado e o utilizador final beneficiava de uma experiência de utilização confortável e fluída. Se, passado todos estes anos, ainda utilizas um Motorola Moto G original então gostarás de saber que o Android Oreo (8.0) estará disponível para o teu smartphone por via extra-oficial.

Mais concretamente, através da LineageOS 15, uma ROM que poderás instalar no teu Motorola se tiveres o bootloader desbloqueado.

Android Oreo no Motorola Moto G 2013, é verdade!

A equipa de programadores e desenvolvedores de software já confirmou que todos os aspectos principais do smartphone estariam a funcionar corretamente, desde os sensores, conexão de rede, wi-fi e demais sensores.

Segundo as informações apresentadas nesta imagem (abaixo), o smartphone já estará a testar a nova versão deste sistema operativo. Já com o patch de segurança de 5 de agosto de 2017 e claro, com o Android 8.0.

Contudo, o Bluetooth, câmara, conectividades Dual-SIM ainda estão a apresentar alguns erros ou bugs. De qualquer forma já poderás experimentar esta ROM no teu smartphone.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

A próxima versão, LineageOS 15 inspira-se no recém-lançado Android Oreo e já começou a chegar aos smartphones com várias novidades acima detalhadas.

Download Direto: YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, ainda utilizas este Motorola Moto G? Identifica aqui os teus amigos e conhecidos que ainda utilizam este mito.

Outros assuntos relevantes:

promete “vantagens em relação à Samsung e à Apple”

tphone Xiaomi

Huawei Mate 10 Pro revela os seus contornos em imagens reais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.