Android O Lineage OS LineageOS 15
Todas as novidades e informações relevantes sobre a próxima versão da LineageOS

As atualizações de software são um parâmetro extremamente importante para qualquer utilizador de Android e iOS. Além das novas funcionalidades, otimizações de desempenho e correções de erros que os updates costumam trazer, também a segurança do dispositivo é sempre um dos principais motivos para actualizares o teu smartphone. Hoje as novidades prendem-se com a LineageOS, mais concretamente sobre as novidades do Android O que será a base da ROM LineageOS 15.

Vê ainda: LG V30 – Será que vale a pena esperar por este phablet?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

Deves-te importar com a LineageOS 15 porque esta ROM será um meio – para alguns smartphones o único – de experimentar e utilizar as novidades do Android O, a próxima grande versão do sistema operativo da Google. Como bem saberás, algumas construtoras de smartphones demoram bastante a atualizar os seus dispositivos e alguns acabam por nem receber “aquela” atualização que tanto querias. É aqui que entra a LineageOS 15, uma ROM estável, com enorme plataforma de desenvolvedores, assistência e com a segurança e funcionalidade como prioridades.

   

Novidades da LineageOS 15

Tal com expliquei, se a construtora do teu smartphone demora demasiado ou acaba por nem atualizar o teu dispositivo, a LineageOS 15 será a solução ideal para o consumidor comum utilizar a próxima grande versão deste sistema operativo. Digo ideal pois é das poucas cuja instalação é relativamente fácil, segura e que trará vantagens notórias ao teu smartphone.

Android O LineageOS 15
Android O de “O…”??

De acordo com as últimas informações (provenientes do blog techdroider), a Google disponibilizará a atualização para o seu Pixel e para os mais recentes dispositivos Nexus já em agosto. A versão final deste sistema operativo será igualmente disponibilizada ao público e a todas as construtoras no final do mês para que possam começar a implementar as novidades.

A LineageOS 15 será a baseada no Android O

Se queres saber quando é que o teu smartphone deverá receber esta atualização podes ver aqui a nossa lista com base no historial de updates de cada uma das grandes marcas / construtoras.

Esta LineageOS é uma das ROM’s mais populares da atualidade, sendo uma das favoritas dos desenvolvedores. Sendo a sucessora da CyanogenMod não admira que desfrute de uma grande popularidade. Atualmente já suporta uma enorme lista de dispositivos, desde Motorola, Samsung e muitas outras, continuando a lista a aumentar de dia para dia.

Facilmente percebemos que esta ROM se tenha tornado muito popular. As marcas demoram bastante a atualizar os seus dispositivos, por vezes acrescentando funções ou Apps indesejados que apenas sobrecarregam o smartphone. Quem busca uma experiência de utilização mais próxima do Android puro encontra frequentemente nestas custom ROM’s, a solução que procurava.

Funcionalidades da LineageOS 15

Começando pelas funcionalidades que chegarão à LineageOS 15 temos o sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente. Temos ainda um time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti). Mais ainda, as notificações terão crachás para mais facilmente as identificares. Teremos novos emojis para colorir as tuas mensagens, auto-preencheminto de vários formulários, modo foto a foto na reprodução de vídeo e várias outras funções.Android O LineageOS 15

Adicionalmente a LineageOS 15 deverá trazer também uma função bem desejada, os Temas para a ROM. Esta foi uma das características da Cyanogen que mais saudades deixou nos seus utilizadores. Será um novo centro de “Temas” e não uma portabilidade do antigo sistema de temas da Cyanogen.

Data de chegada da LineageOS 15

Tal como acima referimos, a Google disponibilizará o Android 8.0 a partir de finais de agosto. Em primeiro lugar chegará aos smartphones da marca e essa será também a data a partir da qual os desenvolvedores de software poderão começar a trabalhar no pacote de novidades.

Pondo as datas em perspectiva, e para não frustrar as vossas esperanças, a LineageOS 15 deverá estar disponível para o consumidor comum em finais de 2017. Pode parecer distante mas, mesmo assim, será mais expedita do que as ROM’s oficiais das marcas.

De momento todas estas informações se baseiam numa recolha de previsões dos principais developers desta ROM. Contudo, sabemos que a Google disponibilizará a versão final do Android O em finais de agosto. Desta forma, até dezembro é seguro dizer que teremos a próxima grande versão desta LineageOS.

Novidades gerais do Android O

Entre as principais novidades do Android 8.0 (Android O) destacam-se as seguintes:

  • Novo sistema de notificações
  • Limitação automática de Apps em plano de fundo
  • Solicitações de localização em plano de fundo limitadas temporalmente
  • Modo Foto a Foto
  • Melhorias na Conectividade
  • Novo App para auto-preenchimento
  • Melhorias no sistema WebView
  • API Audio para um melhor processamento das faixas
  • Novidades para o tecladoÍcones animados e adaptáveis
  • Melhorias de segurança e novos mecanismos de privacidade

E tu, estás ansioso pela chegada da próxima versão deste sistema operativo? Será que a tua marca vai atualizar o teu smartphone a tempo e horas ou preferes optar pela LineageOS 15?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J5 2017 e Galaxy J7 2017 recebem importante atualização

Cars 3: a Pixar volta a ser o que era e Faísca o que ainda não tinha sido

Nokia 3310 – Quão durável e robusto é este novo telemóvel?

Fontetechdroider
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).