LineageOS 15.1 já é oficial! Android Oreo 8.1 para todos estes smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com o final da CyanogenMod no fim de 2016, o mundo esperava por uma nova sucessora, uma nova ROM à altura. Entretanto surgiria a LineageOS e a sua popularidade foi imediatamente estrondosa! Neste momento, esta ROM não oficial (não desenvolvida pelas fabricantes), já suporta mais de 180 dispositivos móveis e já conta com mais de 1.8 milhões de utilizadores. Agora, chegou a LineageOS 15.1 com o Android Oreo 8.1.

Está na hora de agradecer aos mais de 700 entidades que contribuíram para o desenvolvimento da nova LineageOS 15.1. Depois de no passado mês de dezembro nos darem um primeiro vislumbre das novidades, agora a nova LineageOS 15.1 está finalmente pronta. Chegará a uma boa lista de smartphones Android.

Vê ainda: Sony Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact – Tudo o que precisas de saber

Em pleno MWC 2018 chega agora a LineageOS 15.1, baseada no Android Oreo 8.1. Terás aqui os canais para as notificações, o desativar temporário de algumas notificações, etc. Contarás ainda com o modo Picture-in-Picture, o suporte para o modo de auto-preenchimento dos formulários, melhor gestão de energia e muito mais.

Sem esquecer um reforço de toda a performance do smartphone, da bateria, a seleção inteligente de texto, restrições para as aplicações em background, etc. Estas são algumas das novidades do Android Oreo 8.1. Para além disso, a própria LineageOS 15.1 tem alguns "truques" de sua autoria. Aqui incluem-se o Privacy Guard, o Live Display e vários outros modos implementados na LineageOS 15.1. Em seguida abordaremos as novidades, uma por uma.

Chegou a LineageOS 15.1 com o Android Oreo 8.1

Agora, com a LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1, a equipa da LineageOS tem também outro anúncio. Apresentariam oficialmente o Device Support Requirements Charter. Documento onde essencialmente declaram os requisitos mínimos para uma nova build da LineageOS. Para que a equipa saiba aquilo com que contar e para que os utilizadores possam saber se o seu smartphone poderá ou não receber uma nova build.

LineageOS é a ROM sucessora da CyanogenMod

Trata-se de um reforço do compromisso de qualidade, assim, ambas as partes saberão quais são os requisitos mínimos de especificações para que possa ser construída uma nova build. Mais ainda, os consumidores saberão, ponto por ponto, quais são os parâmetros que os responsáveis pela LineageOS terão que cumpri para que uma build seja considerada "Oficial".

O documento em si não é muito extenso mas demonstra o compromisso da equipa na melhoria da qualidade da LineageOS. Atualmente serve para exemplificar que uma build ou compilação oficial da LineageOS 15.1 suporta até mesmo o hardware mais básico e limitado. Até mesmo os smartphones mais modestos terão direito a atualizações de segurança (patches) e outras melhorias cruciais, sempre que possível.

Passemos agora à lista oficial de smartphones com direito à nova LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1. Neste momento não é uma lista enorme mas trata-se do primeiro "lote". Posto isto, em breve serão mais smartphones a receber esta mesma LineageOS 15.1 baseada no Android Oreo 8.1. É agora uma questão de tempo e paciência.

LineageOS 15.1 já disponível para estes smartphones:

  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog
  • Changelog

Instalação do Android Oreo 8.1 com a LineageOS 15.1

Antes de instalares qualquer tipo de compilação, qualquer tipo de ROM precisarás de desbloquear o bootloader ou "programa de arranque" do teu smartphone. Para tal aconselho a que sigas EXTRA para o teu smartphone. Não te preocupes, tens tudo bem listado e organizado. Em vez disso poderás optar pelo SuperSU ou pelo Magisk.

Antes de instalar...

Terás também que instalar as aplicações da Google uma vez que elas não estão pré-instaladas na LineageOS 15.1 com Android Oreo 8.1. Poderás aceder oandbackup. Ambos necessitam de permissões de raíz (root) para cumprir a sua função.

Depois de todos estes passos, se já estiveres a utilizar a LineageOS 14.1 poderás instalar a nova LineageOS 15.1 com Android Oreo 8.1 sem fazer um reset ao sistema (wipe data).

  1. Descarrega a atualização, seja através dos links acima disponibilizados ou, dentro do teu smartphone, através da aplicação "Atualizador".
  2. Descarrega as aplicações Google e um dos superuser acima listados.
  3. Liga o teu smartphone no modo de Recuperação / recovery.
  4. Formata a partição de sistema.
  5. Agora instala a nova LineageOS 15.1 e em seguida as aplicações Google. Em seguida o superuser à tua escolha.
  6. Reinicia o teu dispositivo.

Caso não estejas a utilizar uma LineageOS oficial terás que formatar o teu equipamento (apagar todos os dados). Os restantes passos serão iguais.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d One: Google e Nokia estabelecem parceria para o futuro

d One é apresentado

foi apresentado oficialmente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.