O final da semana passada foi fatídico para a Cyanogen Inc. Aquela que era uma das empresas que mais prometia lutar por uma revolução no mundo Android, acabou por abrir falência e levar consigo a tão famosa ROM CyanogenMod. Não tardou até que os fãs e utilizadores desta famosa ROM ficassem mais descansados, após saberem que o legado da CyanogenMod iria continuar, embora, sob um diferente nome.

Vê também: HTC Ocean Note deverá chegar com ecrã curvo e uma câmara melhorada

   

Tal como já era esperado, LineageOS foi o contemplado para apelidar o futuro da CyanogenMod, herdando todas as suas virtudes e que fizeram dela a mais popular custom ROM para o Android. Uma semana depois, temos já a primeira versão da LineageOS (14.1) disponível para um total de quatro equipamentos. Caso a versão não vos soar estranha, têm toda a razão.

Esta é a direta sucessora da CyanogenMod 14.1, que já circulava em muitos outros equipamentos. Assim sendo, os contemplados da primeira versão da LineageOS foram os OnePlus 3, HTC 10, HTC One M8 e, por fim, o Xiaomi Redmi Note 3.

Caso pretendas instalar esta versão da LineageOS no teu smartphone (caso seja um dos contemplados) bastará que sigas os links de cada um deles para teres acesso à ROM dedicada ao teu equipamento. Importa ainda referir que, pelo menos por enquanto, nem todas as ROM´s desta nova vida da CyanogenMod estão disponíveis através do XDA Foruns.

Como sempre o dizemos, a instalação de uma ROM de terceiros no teu smartphone deve e é da tua total responsabilidade e, em momento algum, somos responsáveis por algum imprevisto que possa ocorrer durante a sua instalação. Caso te sintas à vontade em flashar uma ROM diferente no smartphone, então força e podes fazê-lo diretamente da CyanogenMod 13. Caso contrário é preferível que não o faças ou então recorre a alguém com experiência no caso.

Talvez queiras ver:

Smartphone Asus que obteve certificado na TENAA poderá ser um ZenFone 4

Twitter da Honor USA confirma novo smartphone na CES 2017

Microsoft Surface Pro 5 poderá ser apresentado no primeiro trimestre de 2017

Viaphandroid
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.