A liga de futebol inglesa, a Premier League, anunciou a decisão de substituir a sua tecnologia de apoio à arbitragem. O sistema VAR será substituído por um conjunto de iPhone espalhados pelo campo.
Este novo sistema será utilizado em todos os jogos da época 2024 / 2025. O objetivo é oferecer aos árbitros um novo mecanismo de apoio às suas decisões, numa tentativa de apaziguar os ânimos relativamente à eficácia do VAR.
Sistema "Dragon" vai substituir o VAR por vários iPhone 14
O sistema em causa foi apelidado "Dragon" e foi desenvolvido pelas empresas Genius Sports e Second Spectrum. O mesmo irá funcionar com 28 iPhone 14 ou superiores posicionados estrategicamente em vários pontos do terreno de jogo.
Estes smartphones serão colocados em capas resistentes à água e com ventoinhas de refrigeração. Assim, poderão recolher vídeos com altas taxas de fotogramas para uma análise mais detalhada em momentos chave do jogo.
Este sistema consegue gravar até 100 frames por segundo, ajudando a ter uma visão mais granular dos acontecimentos. Além disso, é capaz de monitorizar entre 7 000 e 10 000 pontos de cada jogador, com detalhes como linhas corporais, massa muscular e estrutura esquelética.
Os dados recolhidos pelos iPhone serão analisados por um sistema avançado de Inteligência Artificial para determinar se houve fora de jogo ou não. Ainda assim, a decisão final caberá aos árbitros com acesso a esses resultados.
O "Dragon" não foi desenvolvido com o intuito de substituir os árbitros humanos. Ele foi concebido como uma ferramenta de auxílio para uma tomada de decisão mais rigorosa e fiel à realidade dos acontecimentos.
O nível de informação que este sistema consegue recolher pode servir ainda para analisar muitos outros aspetos de um jogo de futebol. À primeira vista, as possibilidades são muitas, mas por enquanto o "Dragon" irá focar-se nos lances de fora de jogo.
A decisão da Premier League em adotar este sistema poderá abrir uma nova era no apoio à arbitragem. Veremos se os resultados corresponderão às expectativas e se mais ligas profissionais de futebol seguirão este exemplo.