LG volta a cair nos smartphones e culpa Xiaomi, Huawei e OnePlus

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A LG voltou a apresentar resultados negativos na venda de smartphones quando comparado ao ano passado. A empresa culpou a agressividade dos preços das fabricantes chinesas. ainda que não tenha referido nomes, estas marcas são obviamente a Xiaomi, Huawei e OnePlus.

A LG nunca teve um mercado sonante na China, assim sendo, não podemos dizer que a Vivo e que a OPPO, das maiores empresas da China, tenham um impacto forte. Dessa forma, só podemos concluir que o desfalque da LG tenha sido na Europa face as marcas que chinesas que mais crescem.

Xiaomi, Huawei e OnePlus estão seriamente agressivas

A OnePlus tem mudado um pouco a filosofia dos seus equipamentos. Agora não importa ser o mais barato mas ser melhor. Por isso é que o preço do OnePlus 7 Pro subiu consideravelmente.

Contudo, a Xiaomi e Huawei continuam agressivas no valor. Tanto em smartphones da sua marca com das submarcas Redmi e Honor. Os preços são seriamente competitivos e deixam a LG sem margem para conseguir fazer melhor.

O relatório de vendas da LG refere que "A LG Mobile Communications Company registou vendas no segundo trimestre de 2019 de US 1,38$ mil milhões (mil milhões de Euros), 21,3% a menos que no mesmo período do ano passado devido à estagnação da demanda no mercado de smartphones e à continuação de preços agressivos das marcas chinesas.

As vendas aumentaram 6,8% em relação ao primeiro trimestre, mas a unidade registou um prejuízo operacional de 268,4$ milhões (200 milhões de Euros) como resultado do investimento em marketing para apoiar o lançamento de novos modelos e custos adicionais relacionados à transferência de smartphones para o Vietname.

Espera-se que a introdução de smartphones competitivos de grande porte e a crescente demanda por produtos 5G contribuam para melhorar o desempenho no terceiro trimestre."

Ainda assim, a LG só se tem de culpar a si própria

Quando é que foi a última vez que viste um smartphone da LG com destaque? Certamente no LG G3? A empresa sul-coreana só está a perder porque quer.

A fabricante demora uma eternidade para trazer o dispositivo para o mercado depois de revelado oficialmente. Portugal é um exemplo disso mesmo. Quando o telemóvel chega finalmente às prateleiras, meses depois, o entusiasmo pela compra já se foi. Porque é que a Samsung, Huawei, Apple e Xiaomi vendem bem assim que o telemóvel é lançado?

O instinto compulsivo dos compradores é o principal responsável. Por mim falo. Se pondero na compra de algum gadget vou acabar por desistir dessa compra. Agora se vejo a revelação do equipamento e uma semana depois está loja pronto a vir para o meu bolso, não consigo resistir. Está na hora da LG fazer as coisas bem feitas em vez de culpar os outros pela sua incompetência.

Editores 4gnews recomendam:

  • Coluna inteligente da Huawei e Google acabou por ser cancelada
  • Finalmente a Apple permitirá mais personalização no 'home screen' do iPad
  • Demo de eFootball PES 2020 já se encontra disponível
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.