Top 7 - As melhores características do novo smartphone LG V30

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O smartphone LG V30 já foi apresentado na IFA 2017 e algumas das suas maiores novidades já foram elencadas, barra flutuante, tudo isto e muito mais. Conseguiremos resumir todas as novidades em apenas 7 pontos? Vamos começar!

1 - Ecrã / Tela de 6 polegadas OLED no LG V30

O novo LG V30 vem equipado com um novo ecrã ou tela de 6 polegadas FullVision com tecnologia OLED, resolução Quad-HD+ e suporte para o formado HDR10 para um leque de cores ainda mais vibrante.

A proteger este ecrã temos o Gorilla Glass 5 da Corning que também reveste a sua traseira. O novo smartphone conta ainda com a nova geração de "always-on display". Agora sem aquele pequeno ecrã secundário no topo do dispositivo temos aqui uma barra flutuante, translúcida que será identificável por um pequeno semi-circulo para saberes onde está esta barra de ferramentas.

Algo semelhante à Edge da Samsung, quando carregares nesta barra terás um carrossel de controlos para capturas de ecrã, contactos, Apps favoritas, controlos de música, etc. Na prática terás um "pequeno ecrã" secundário à distância de um swipe.

2 - Abertura de f/1.6 na câmara do LG V30

O LG V30 chegará ao mercado com duas câmaras na traseira, dois sensores de 16 e de 13MP. O primeiro, lente com campo de visão normal, terá a maior abertura até à data num smartphone. Com uma abertura de f/1.6 deixará entrar muita luz e permitirá um incrível efeito de desfoque de fundo, ideal para retratos e para um bom efeito bokeh.

A performance desta câmara em fotos noturnas ou com pouca iluminação deverá melhorara consideravelmente e este é um dos aspectos que estamos ansiosos para testar. Já a segunda câmara, de 13MP com lente grande angular, também foi melhorada, reduzindo a habitual distorção de imagem em lentes grande angular.

3 - O modo Cine Video do LG V30

Trata-se de um novo modo de vídeo para que os utilizadores do smartphone LG V30 possam capturar vídeo como um Pro. Conta com vários efeitos cinematográficos e ferramentas de zoom para capturares vídeos superiores num smartphone.

Para além dos vários filtros que poderás aplicar aos teus vídeos para fazer um autêntico color grading (correção / edição de cor) terás também a possibilidade de fazer zoom (ampliação digital) em certos pontos da imagem para além do seu centro. Esta nova funcionalidade chama-se Point Zoom e, como referido, permite-te ampliar suavemente qualquer ponto da imagem.

Neste smartphone a LG dá também a possibilidade aos utilizadores de preservar um maior intervalo dinâmico de cores e de gamut nas suas filmagens. Chama-se LG-Cine Log e gravará os vídeos num formato que comprimirá menos os ficheiros para que os preciosos detalhes não se percam e permitam, por exemplo, fazer uma pós-produção do material capturado.

4 - Quad-DAC Hi-fi no LG V30

A LG equipou o seu novo smartphone V30 com um quad-DAC (digital to audio converter) Hi-fi. O DAC é o “motor”, o processador que transforma o áudio digital em analógico para que ele chegue com a melhor qualidade possível ao nosso dispositivo de reprodução, desde altifalantes a auriculares.

O estreitamento da parceria entre a tecnológica sul-coreana e a B&O PLAY traduz-se num reforço desta experiência de áudio e na presença de uns auriculares da B&O PLAY na caixa do novo V30. O smartphone é o primeiro do mundo com a certificação MQA (Master Quality Authenticated).

Vê ainda: iPhone 8: Apple anuncia a data oficial de apresentação

A LG equipou o V30 com Hi-Fi Quad DAC com ajuste de áudio, desenvolvido por engenheiros de som da conceituada marca de áudio B&O PLAY – oferecendo uma experiência acústica autêntica e superior – bem como um conjunto de auscultadores B&O PLAY, também criados para uma experiência auditiva superior.

Também as suas capacidades de gravação de som foram reforçadas e o LG V30 será capaz de capturar mais detalhes nas faixas e clipes de som. Com um recetor que funciona também como um microfone para capturar um alargado espectro de sons, desde melodiosas campainhas a estrondosos tambores.

5 - Snapdragon 835 e restantes especificações técnicas do LG V30:

  • Ecrã / Tela de 6 polegadas OLED FullVision Display
  • Resolução Quad-HD 2880 x 1440 pixéis / 538 ppp
  • Processador Snapdragon 835 da Qualcomm
  • SoC octa-core a 2.45GHz
  • 4GB de memória RAM
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • Expansão de memória via cartão microSD
  • Câmara principal dupla com 16 MP (f/1.6, OIS, laser e deteção fase) + 13 MP (f/1.9)
  • Câmara secundária de 5MP
  • Dimensões: 151.7 x 75.4 x 7.4 mm
  • Peso: 158 gramas
  • Sistema operativo Android 7.1 (Nougat)
  • Certificação IP68 (resistência à água e ao pó)
  • Leitor biométrico / sensor de impressões digitais
  • Estrutura metálica
  • Revestimento em vidro temperado Corning Gorilla Glass 5
  • Bateria de 3300mAh
  • Carregamento rápido e sem-fios
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 5.0
  • Jack de 3.5mm e Quad-DAC Hi-fi

6 - Reconhecimento Facial e de Voz

Para além do leitor de impressões digitais ou sensor biométrico na sua traseira o LG V30 utiliza um mecanismo de reconhecimento facial e de voz. O primeiro parece funcionar muito rápido em condições de boa luminosidade e em condições normais de luz mas poderá ser menos fiável ao ar livre ou em movimento.

O Google Assistant no LG V30 apresenta recursos exclusivos específicos para o telemóvel. Ao dizer “Ok, Google, quero um romântico “Cine Vídeo” irá ativar o Cine Vídeo predefinido como romântico.

Ao dizer “Ok, Google tira uma selfie de grande angular” surge a aplicação da câmara frontal com a configuração de grande angular. O Google Assistant no V30 aproveita o processamento de sinal avançado, permitindo aos utilizadores usarem o comando de voz, “Ok Google”, mesmo quando a música está em reprodução.

7 - Construção resistente e certificação IP68

O LG V30 combina durabilidade e segurança aliadas a um design fino e leve. Um dos aspetos do design do smartphone V30 que aumenta a sua durabilidade e resistência é a estrutura H-Beam, uma técnica de construção utilizada em edifícios modernos que integra uma moldura com uma armação de metal.

O smarphone também está equipado com o Gorilla Glass 5, o vidro temperado mais avançado da Corning. O V30 responde aos requisitos do Departamento de Defesa dos EUA em termos de durabilidade, tendo passado nas 14 categorias do MIL-STD 810G Transit Drop Test, tornando-o compatível com operações militares.

Para mais informações sobre esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, planeias adquirir um destes novos LG V30? Qual destas características será mais preponderante na hora de comprar um novo smartphone?

Outros assuntos relevantes:

V30

V30 – Smartphone Android trouxe parceria com a B&O Play

Sony Xperia XZ1 – Mais do mesmo ou o melhor smartphone da IFA 2017?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.