LG V10 4gnews 10 cópiaO LG V10 já se encontra disponível no nosso mercado há alguns meses mas continua a ser uma incontornável presença no mercado dos topos de gama e, mais concretamente, no nicho dos phablets. Com o passar do tempo alguns equipamentos tornam-se ainda mais atraentes e por isso mesmo quisemos testar este LG V10.

Se preferires ver a nossa análise em vídeo podes saltar já para o final do artigo onde encontrarás a galeria de fotografias e a análise em vídeo. Caso contrário, vamos à análise escrita que reflecte as quatro semanas de utilização diária deste LG V10. Aproveito, desde já, para agradecer à LG Portugal pela cedência deste equipamento para teste.

Design e qualidade de construção

LG V10 4gnews99

   

Com linhas sóbrias, traseira revestida com um composto plástico apelidado Duraskin, laterais em aço inoxidável e sem a ligeira curvatura a que estávamos habituados nos equipamentos da marca. Este LG V10 leva muito a sério o compromisso de durabilidade, robustez e qualidade de construção.

Com efeito, a sua capa traseira, removível, tem uma inconfundível textura que impede o LG V10 de escorregar da tua mão. Para além disso, sentes logo os elementos metálicos das suas laterais e sabes que estas a pegar em algo bem construído desde o primeiro momento em que tocas nele. Contudo, para um equipamento que tanto preza a robustez e durabilidade é estranho não vermos aqui nenhum tipo de certificação IP, nada de resistência à água ou ao pó.

A sua capa traseira é removível e dá-nos acesso ao cartão nano-SIM e à slot para o cartão microSD para expansão de memória até 2TB. Temos também os botões de ajuste do volume na sua traseira, em plástico e com uma agradável textura e clique decente. Já o botão On/Off, ao centro, aloja um leitor biométrico (leitor de impressões digitais), que é fiável, apesar de não ser dos mais rápidos no mercado. Além disso é necessário despertar o ecrã antes de utilizar a tua impressão digital para o desbloquear.

LG V10 4gnews 6

Relativamente ao seu design e sendo isto um critério subjectivo, creio que o LG V10 não agradará a todos, as suas linhas são fortes, o seu tamanho impõe-se bastante (159.6 x 79.3 x 8.6 mm) e o seu peso de 192 gramas faz com que sintas bem a sua presença quando o tens no bolso. Por último, tendo em conta o panorama actual dos topos de gama, todos eles em metal ou vidro, reconheço que o LG V10, com a sua combinação de plástico e metal, pode não ser a primeira escolha para alguns consumidores. Este equipamento está disponível em Preto com aço à cor natural ou Branco com aço dourado.

Performance

LG V10 4gnews 5

LG V10 é uma incrível máquina de trabalho e relativamente à sua performance e desempenho nas mais variadas tarefas, desde os jogos e aplicações mais exigentes às tarefas mais banais e simples do dia-a-dia, nunca senti qualquer indício de lentidão ou de arrasto nos seus menus e ao logo de toda a sua interface.

Dito isto, o LG V10 é um equipamento que aguentará, sem dúvida, alguns anos de bom uso, tendo músculo suficiente para se manter rápido e expedito durante esse tempo. A interface da marca, a LG UX é das mais completas, senão mesmo a mais completa que já testei a nível de funcionalidades, atalhos, sugestões, animações, sons e uma vasta panóplia de opções para multi-tasking, podendo dividir o seu grande ecrã em dois para que possas utilizar duas aplicações ao mesmo tempo.

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 5.7 polegadas IPS LCD
  • Resolução Quad-HD 1440 com 515ppi
  • Processador Snapdragon 808, quad-core a 1.8Ghz
  • 4GB de memória RAM
  •  32/64 GB de armazenamento interno expansível
  • Bateria de 3000 mAh
  • Android 5.1 Lollipop (LG UX)
  • Câmaras de 5 e 16MP

O sistema operativo do LG V10 é o Android 5.1 Lollipop e, até à data, ainda não recebeu por via oficial a actualização para o Android 6.0 Marshmallow, esperemos que não demore. Por último, se estás preocupado com a rapidez e desempenho deste equipamento, não estejas, ele dá conta do recado.

Ecrã

O ecrã deste LG V10, ou melhor, os ecrãs são fantásticos. O principal, com 5.7 polegadas tem um contraste impressionante e uma incrível resolução Quad-HD (1440p) que te dá imenso detalhe em cada imagem (515ppi). As cores são vibrantes, ricas e bem saturadas, conseguindo manter um tom natural. A sua utilização ao ar livre não é problema, temos bastante brilho durante o dia e à noite esta tela consegue ficar muito escura.

Em suma, é difícil encontrar aqui defeitos, podendo apenas referir que é um pouco reflectivo e que os tons escuros carecem da profundidade proporcionada pelos painéis AMOLED.

LG V10 4gnews 999

O seu ecrã secundário com 2.1 polegadas é basicamente uma central interactiva de notificações. Um local onde poderás ver as principais notificações sem ter que despertar ou acordar o ecrã principal, um local onde terás sempre alguns atalhos úteis, informações de data, hora, meteorologia, aplicações recentes, controlo da reprodução de áudio e vídeo, entre outros.

Confesso que ao início achei este ecrã secundário um pouco estranho e reconheço que podia ter sido melhor executado, contudo, aprendi a gostar dele durante o período de teste (cerca de um mês) e senti que era mais útil do que as Edges da concorrência.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

LG V10 4gnews 14

LG V10 vem equipado com uma câmara principal de 16MP com abertura focal f/1.8, estabilização ótica da imagem (OIS) e sistema de focagem auxiliado por laser (laser autofocus). Na prática temos aqui fotografias muito boas em qualquer tipo de cenários. Fotografia ao ar livre, fotos nocturnas, fotos de comida, animais, cenas em movimento e até mesmo macros, o LG V10 porta-se muito bem em qualquer tipo de situação e é um autêntico prazer tirar fotografias com ele.

A interface da câmara é a mais completa que alguma vez utilizei, especialmente no modo manual tens virtualmente todos os controlos e parâmetros que se costumam encontrar nas câmaras Reflex, desde o ajuste da abertura, velocidade do obturador, ISO, pontos de focagem, diferentes cenas, panorama e muito mais.

A sua câmaras frontal, ou melhor, câmaras de 5MP são igualmente boas e funcionam independentemente uma da outra. Uma das lentes é uma grande angular de 120º para as tuas selfies de grupo, ao passo que a segunda câmara cobre os normais 80º, ambas com resultados muito bons, tanto na captura de fotografia como no vídeo a 1080p.

Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

LG V10 4gnews 2

Na captura de vídeo o LG V10 volta a brilhar. Podes gravar em 4K Ultra-HD, 1080p Full-HD e 720p HD, podes também optar entre os 30fps ou 24fps para um aspecto mais cinematográfico e, o melhor de tudo, os controlos manuais na captura de vídeo são inacreditáveis e podes inclusive controlar o nível de captura de som em cada um dos seus dois microfones. Em suma, este LG V10 é a escolha acertada para qualquer entusiasta de fotografia e vídeo!

Autonomia

O LG V10 tem uma bateria de 3000mAh removível e a sua autonomia não me surpreendeu, sendo porventura o seu ponto menos forte. Dura-te para um dia de utilização intensa mas pouco mais. Já se fores um utilizador médio conseguirás chegar até um dia e meio de autonomia com estes 3000mAh de capacidade.

Em sua defesa, a bateria do LG V10 carrega muito rapidamente graças à tecnologia Quick Charge 2.0 que, em 40 minutos, consegue carregar 50% desta bateria. Por último, relativamente a tempo de ecrã ligado, o V10 ficou-se pelas 3 horas e meia.

Conclusão

LG V10 4gnews 17

Se estás à procura de um phablet topo de gama então o  LG V10 é uma das melhores opções que podes encontrar no mercado. Agora que o seu preço baixou um pouco, a sua compra continua a ser uma boa opção face às mais recentes apostas de toda a concorrência.

Este  LG V10 é um dispositivo com excelente performance, com pontos extra pela produtividade da sua interface, pela incrível atenção aos controlos manuais das suas câmaras fotográficas e de vídeo e até pela robustez e ousadia do seu design e qualidade de construção. Oxalá a sua autonomia estivesse a par dos outros factores, algo que pode melhorar com a actualização para Android 6.0 Marshmallow.

Vê outras reviews:



Pontuação 4gnews
Design
8
Qualidade de construção
8
Performance
8.5
User Interface (UI)
8.5
Ecrã
9
Câmara
8.5
Autonomia
7
Qualidade/Preço
7.5
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).